Última atualização em 8 de março de 2022 por Ruan Oliveira

A fim de modernizar as suas operações e proporcionar uma melhor experiência de compra, muitas empresas varejistas já oferecem ao consumidor a opção de self checkout, onde o próprio cliente consegue, sozinho, escolher os produtos e pagar, sem a necessidade da ajuda de um atendente. 

Ainda no início no Brasil, o self-checkout é um conceito muito difundido em outras regiões, como nos Estados Unidos e na Europa. A palavra “self”, remete à ideia de que é a própria pessoa que realiza todos os processos de uma compra, e a palavra checkout, que remete à ideia de conferência. Então, o termo self-checkout é algo que remete justamente à autonomia do cliente na hora de fazer compras. 

Esse é mais um procedimento que foi adotado para facilitar a vida das pessoas. Dessa maneira, os seus benefícios são inúmeros, tanto para a empresa, quanto para o cliente. E é sobre isso que falaremos neste post. 

Otimiza tempo 

Nos dias atuais, todos nós vivemos em uma corrida contra o tempo, não é mesmo? Tentamos fugir da fila no trânsito, da fila do banco e também do supermercado. Por isso, o self-checkout é um grande aliado na otimizar tempo. 

Imagine que você precisou passar no mercado para comprar apenas um litro de leite; as filas dos caixas estão enormes, mas há algumas opções de self-checkout vazias. Qual você vai preferir? Agora, pense na mesma situação se não houvesse nenhuma opção de caixa autônomo, a possibilidade de você desistir da compra seria grande, não é?

O self-checkout foi criado justamente para isso, devolver ao consumidor o seu tempo. 

Otimiza espaço 

Outra grande vantagem que o self-checkout proporciona está ligado ao espaço físico das lojas, tendo em vista que os caixas tradicionais ocupam mais espaço, é possível otimizar espaço nos pontos de venda com a opção de autoatendimento. 

Diminui custos 

Como é um conceito inteligente, uma das formas em que o varejo tem apresentado a sua revolução, o self-checkout é um dos grandes responsáveis por diminuir custos, tanto para a empresa, quanto para o consumidor. Como? É isso que vamos te explicar agora!

Sem a necessidade de atendentes para os caixas, o varejista economiza em gastos com mão-de-obra e ônus trabalhistas, que surgem ao longo da jornada entre colaborador e empregador, por exemplo. Mas o caixa de self-checkout não necessita de supervisão? Sim!

Mas a verdade é que se a tecnologia utilizada no self-checkout for avançada e atender bem as necessidades do serviço oferecido ao consumidor, uma única pessoa consegue supervisionar várias estações de autoatendimento. Ainda assim, gerando economia ao varejista. 

Mas e o cliente?

Toda a economia gerada ao empresário, garante que o consumidor final também saia ganhando. Isso porque, os valores economizados não precisam ser diluídos nos preços unitários de cada produto. 

Incentiva a honestidade 

Uma vez que o self-checkout possibilita a autonomia do consumidor na hora de registrar e pagar suas próprias compras, também incentiva a honestidade. Ao realizar o seu próprio serviço, o cliente precisa ser honeste, em primeiro lugar, com ele mesmo, sempre levando em consideração que o que está em jogo é a sua dignidade enquanto cidadão. 

Assim, o conceito de honestidade vai se espalhando por todos os lugares e entre todas as pessoas. Formando uma geração mais íntegra. 

Mais comodidade com o market4u 

Ainda que o self checkout proporcione uma melhor experiência de compra no mercado tradicional, o market4u leva às pessoas uma praticidade ainda maior, tendo em vista que, além dessa comodidade  – onde o próprio cliente paga a sua compra – os minimercados da rede estão literalmente dentro da casa dos clientes, nos condomínios; no próprio local de trabalho; na academia que ele treina; no hotel em que ele se hospeda ou, até mesmo, nos centros urbanos e/ou comerciais que ele frequenta. 

Nas unidades do market4u, os clientes da rede escolhem e pagam seus produtos exclusivamente pelo celular, por meio do aplicativo, que já está entre os mais baixados do Brasil na App Store e Play Store. 

Por não ter nenhum atendente, o mercado fica aberto 24 horas por dia, sete dias por semana. Então, desde o leite para o café da manhã ao chocolatinho da madrugada, o market4u é aliado. 

E você, já conhece o serviço de self checkout? Conta aqui pra gente o que acha desse conceito! 

Ah, e se quiser conhecer um mercado que pode ser instalado no seu condomínio, onde você paga as compras por meio de um aplicativo, dá uma olhadinha neste post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.