Última atualização em 20 de dezembro de 2023 por market4u
Se você tem o sonho de ter o seu próprio negócio, ou deseja diversificar os seus investimentos, e já cogitou optar por uma franquia de vending machine, este é o post certo para você finalmente entender se esse é um bom negócio ou não.
Primeiro, é importante que você entenda o conceito de vending machine, ou seja, o que é e onde podem ser instaladas.
O que é uma vending machine?
Uma vending machine, também conhecida como máquina de venda automática, é um dispositivo, que pode ter diferentes tamanhos e fornece produtos mediante pagamento. Essas máquinas são projetadas para serem autônomas e dispensam a necessidade de atendimento humano direto.
As vending machines podem ser encontradas em vários locais, como shoppings, academias, condomínios, aeroportos, escritórios e, até mesmo, em áreas públicas. Elas oferecem uma gama de produtos restritos, como refrigerantes, doces e alimentos embalados.
Para usá-las, geralmente é necessário inserir moedas, notas de dinheiro ou usar os cartões de débito ou crédito e, após o processamento do pagamento, a máquina libera o produto desejado.
Esse modelo de compra se tornou muito comum, porque é fácil e os consumidores têm produtos disponíveis a qualquer hora do dia, mas será que elas realmente são uma boa opção para os empreendedores? É isso que vamos entender agora!
Franquias de vending machine: prós e contras
Ao pensar em adquirir uma franquia de vending machine, é preciso considerar que existem prós e contras. Por isso, separamos os pontos principais. Acompanhe!
Vantagens:
Baixo custo inicial
Se comparado a outras franquias, o investimento inicial em uma vending machine tende a ser relativamente baixo.
Flexibilidade de horário
Você pode fazer a gestão dessas máquinas com horários flexíveis, ou que podem ser convenientes para pessoas que desejam um negócio parcial, por exemplo.
Potencial de receita passiva
Para quem deseja um negócio parcial, depois de configurar e abastecer as máquinas, a receita pode ser considerada passiva, pois as pessoas compram produtos sem a necessidade de atendimento constante.
Desvantagens:
Gama limitada de produtos
As vending machines podem vender produtos, mas a diversidade é reduzida, se comparado com os minimercados autônomos, por exemplo. Esse pode ser um ponto negativo para os empreendedores.
Concorrência
Dependendo da localização, pode haver muita concorrência de outras máquinas de venda automáticas. Esse é outro ponto negativo.
Manutenção e reposição
As vending machines geralmente demandam de muita manutenção, justamente por se tratarem de máquinas. Isso acontece com bobinas de máquinas de cartão ou até mesmo com problemas na própria máquina de cartão ao não registrar o pagamento de uma compra devido a problemas no sistema da adquirente.
Risco de roubo e vandalismo
As máquinas podem estar sujeitas a roubos ou vandalismo, o que pode resultar em custos e trabalhos adicionais.
Restrições regulatórias
Dependendo da região, pode haver regulamentações e licenças específicas para operar máquinas de venda automática e, além disso, com as vending machines é difícil controlar o acesso às bebidas alcoólicas, por exemplo, que têm a sua venda proibida a menores de 18 anos.
Antes de adquirir uma franquia de vending machine, é importante analisar todas essas questões que citamos acima, fazer uma pesquisa detalhada e uma análise de mercado. Além disso, converse com outros franqueados para obter insights sobre a experiência deles no negócio.
Mas se você quiser conhecer e entender sobre franquias de mercado autônomo, que é uma revolução das vending machines, e oferecem muito mais oportunidades, temos um conteúdo exclusivo sobre esse assunto. Clique no link a seguir: https://market4u.com.br/o-que-e-uma-franquia-de-mercado-em-condominio/