Categories
Condomínios, Dicas, Síndicos

Última atualização em 23 de fevereiro de 2024 por market4u

Com o aumento da expectativa de vida e o novo perfil dos idosos, que estão mais ativos, independentes e cheios de ânimo para viver, o mercado imobiliário busca maneiras de atender essa nova demanda, trazendo opções de moradias modernas e, até mesmo, condomínios exclusivos para pessoas com mais de 60 anos. 

Os dados do último Censo (2022) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) corroboram esse crescimento da população idosa, que aumentou em relação ao último censo (2012). Conforme os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), essa população representa 10,5% no Brasil. Em 2012, o percentual era de 7,7%. 

A expectativa do IBGE é de que o número de idosos deve superar o de crianças e jovens de até 14 anos já em 2031, chegando em torno de 60 milhões, 27% do total da população brasileira, por volta do ano 2060.

Mas quais são as características desse público e o que o mercado pode esperar desse ‘envelhecimento populacional’? É isso que vamos entender a seguir!

Novos velhos, maduros e longevos

Há alguns anos pensava-se nos idosos como pessoas totalmente debilitadas, que precisam de todo amparo e companhia 24h por dia para estarem realmente seguros. Mas a verdade é que esse conceito ficou no passado. A ‘terceira idade’ que conhecíamos já não existe mais, os idosos agora são chamados de ‘novos velhos, ‘longevos’ ou ‘maduros’. 

São pessoas que prezam pela sua independência e não pensam em morar com os filhos na velhice, mas ao mesmo tempo querem garantir conforto, segurança, bem-estar e praticidade em seus lares. Esses ‘novos velhos’ também não cogitam mais a possibilidade de passarem a última fase de suas vidas em casas de repouso, onde não há privacidade e a entrada e saída de visitantes é restrita a quantidade de pessoas, dias e horários. 

Por isso, eles buscam opções de moradias que ofereçam serviços que proporcionam comodidade ou, até mesmo, condomínios para idosos, pensados totalmente para essa população, a exemplo de empreendimentos já inaugurados ou em construção em algumas capitais brasileiras. 

O que são condomínios para idosos?

Os condomínios para idosos são locais destinados à moradia de pessoas com 60 anos ou mais, pois oferecem todos os serviços, conforto e segurança que esse público necessita, como: empregadas, cuidadores, encanadores, eletricistas, fisioterapeutas e até atendimento médico. Muitos desses serviços também são encontrados também em parcerias, o caso do Super App do market4u, onde o cliente pode contratar esses serviços pelo GetNinjas. 

Como em um condomínio convencional, esses profissionais são prestadores de serviço de todo o condomínio e, consequentemente, de todos os moradores, sendo os custos divididos entre todos.

Nesses condomínios para idosos, cada pessoa tem o seu próprio apartamento, também como em um condomínio convencional, unidades que são, geralmente, pequenas, mas que tem toda a infraestrutura e privacidade de um apartamento convencional. 

As áreas comuns e de lazer ofertadas em um condomínio para idosos dependem do padrão do empreendimento, mas em geral são: piscina para hidroginástica; salas para fisioterapia; espaços livres, que podem ser usados para aulas de artesanato e/ou música; salão de jogos; sala de TV; horta comunitária; bosque para caminhada e outras. 

Serviços que levam mais praticidade aos condomínios 

Seja para os condomínios convencionais ou destinados ao uso exclusivo de idosos, alguns serviços que podem ser instalados nesses locais proporcionam muita praticidade para o dia a dia, é o exemplo dos mercadinhos autônomos, que oferecem um catálogo completo de produtos (os mesmos encontrados nos supermercados tradicionais) e que ficam abertos 24h por dia, todos os dias da semana. 

Nessas lojas, os clientes têm várias opções de pagamento e não precisam sair das dependências do próprio condomínio para fazer suas compras. Algumas redes, como o market4u, oferecem até a opção de delivery, com produtos que não são encontrados nos minimercados imediatamente, mas podem ser solicitados pela compra on-line e o cliente recebe na porta da sua casa. 

Quer entender como funciona e levar um market4u para o seu condomínio ou novo empreendimento? Acesse ↓

Condomínios

Deixe um comentário

Categorias