O que é uma franquia de mercado em condomínio?

Categories
Franqueados, Franquia

Última atualização em 22 de abril de 2024 por market4u

A franquia é um modelo de negócio muito adotado atualmente, pois permite à franqueadora expandir a sua marca e ao franqueado os benefícios de desfrutar de um modelo de operação pronta. E essa adesão chegou também ao segmento de mercado autônomo, muito difundido pelo Brasil nos últimos meses. Por isso, hoje vamos te explicar o que é e como funciona uma franquia de mercado em condomínio. 

Mas vamos por partes, primeiro relembrando o conceito de franchising, depois o conceito de mercado autônomo e, finalmente, como ele se tornou mais uma opção de negócio a quem deseja adquirir uma franquia. 

Franchising 

De acordo com o Portal do Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a franquia empresarial é um negócio cujo modelo de operação é copiado e transferido para outro ponto comercial com autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicialmente, denominado como franqueadora. Ou seja, tudo que envolve a gestão, operação e divulgação da empresa é copiado e transferido para uma loja “gêmea”, denominada franqueada e gerida por quem investiu no negócio, que recebe da franqueadora toda a assessoria necessária para realmente replicar o modelo. 

Dessa maneira, todo o know-how existente da franqueadora, bem como as instruções de gestão, marketing, contabilidade, operação, toda a utilização da tecnologia ou do sistema da franquia são repassados ao franqueado desde a aquisição da concessão da marca e ao longo de toda a sua jornada na rede. 

Para receber essa concessão, o franqueado paga à franqueadora uma taxa de franquia, além dos royalties, que conforme a Lei de Franquia Brasileira (Lei 8.955/94), são a “remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado”. Sendo que, as determinações de como a taxa será auferida devem ser determinadas no momento da aquisição da franquia. 

Mercado autônomo 

Um mercado autônomo é uma solução inovadora baseada na confiança, onde o cliente realiza todos os processos da sua compra sozinho, em um minimercado que não tem atendente. Ou seja, ele é quem escolhe o produto, faz o pagamento e retira-os das gôndolas e geladeiras. Eles podem ser instalados em muitos lugares, mas estão presentes, principalmente, em condomínios residenciais. 

Antes da chegada desse modelo de mercado, muitas pessoas estavam acostumadas a fazer compras programadas, sem sair de casa, mas pela internet. A diferença é que os mercados autônomos oferecem muito mais praticidade para o dia a dia e segurança, pois a compra é feita na hora, o cliente consegue ter o produto na hora. Essa é a grande revolução do varejo, cada vez mais conhecida pelos moradores de condomínios. 

Como abrir uma franquia de mercado autônomo?

Agora que você já entendeu os conceitos de franchising e mercado autônomo, é hora de descobrir como ter a sua própria operação dessas lojas em condomínios ou empresas. 

Para abrir uma franquia de mercado, é necessário ter um perfil empreendedor, engajado e vontade de crescer em escala, pois o modelo de negócio possibilita isso. Além disso, é preciso ter organização e responsabilidade para estar atento ao estoque e à reposição dos produtos na loja. 

A tecnologia é primordial para otimizar esse processo, pois com um sistema de gestão tecnologico o franqueado consegue saber quais produtos estão faltando em cada unidade, além de fazer análises inteligentes do tempo de duração de cada um, por exemplo. 

 

Tecnologia aliada ao processo 

No market4u, por exemplo, os clientes fazem as suas compras por meio do aplicativo disponível para os sistemas IOS e Android, onde é possível escanear o código de barras do produto direto pela câmera do celular, escolher a forma de pagamento (cartão, boleto, pix ou saldo em carteira) e finalizar o processo. 

Na rede, a tecnologia é própria, e os franqueados podem usufruir de toda a agilidade em contar com um time de profissionais sempre a postos para atender qualquer eventual problema em relação a isso. 

Como já citamos acima, a tecnologia é um fator muito importante para otimizar o tempo do franqueado e auxiliar na gestão dos mercados em condomínios. Então fique atento a isso quando for escolher a sua franquia.

Inovação que chama a atenção 

Com toda a inovação e facilidade, o modelo de mercado autônomo, principalmente os encontrados em condomínios residenciais, chama a atenção de empreendedores por todo o Brasil. Afinal, o negócio é disruptivo e, se aliado a uma rede de confiança, como o market4u, se torna totalmente rentável e escalável. 

https://www.youtube.com/embed/GKoTCro0BBY

Depois de ingressar na rede, o franqueado escolhe os locais de implantação das suas unidades e trabalha no processo de montagem delas; depois de finalizado isso, o empreendedor trabalha a fim de manter a organização nesses pontos de venda e a reposição sempre em dia, já que não há a necessidade de atendente no local. 

Qual o valor de uma franquia de minimercado?

O valor do investimento de uma franquia de mercados autônomos do market4u é de, no mínimo, R$ 75 mil para a abertura de uma loja. Esse valor inclui a taxa de franquia, os equipamentos e estoque para a unidade inicial. 

Ao adquirir uma franquia de minimercado, o empreendedor dá o pontapé inicial para uma nova fase de sua vida, podendo usufruir de todo o know-how da rede e de um modelo já testado e validado

Por todos esses motivos, se você pensa em empreender, conheça melhor sobre a nossa franquia e se encante com o modelo de negócio que pode ser seu!

market4u franquia: conheça nosso modelo de negócio

Deixe um comentário

Categorias

Pular para o conteúdo