Última atualização em 22 de abril de 2024 por market4u
As máquinas de venda automática, também conhecidas como vending machines, surgiram no Brasil ainda no século 20, mais propriamente no ano de 1992. As primeiras, que vendiam bebidas e salgadinhos, foram trazidas ao país pela Coca-Cola.
Com o surgimento de outras redes e o crescimento desse modelo, logo, elas tornaram-se uma ótima opção para quem desejava investir, mas com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia, as vantagens e desvantagens em investir em um negócio como esse é algo, recorrentemente, discutido.
E é sobre isso que nós vamos falar neste texto. Mas, antes, que tal relembrarmos:
O que é uma máquina de venda automática?
Máquina de venda automática é um equipamento que pode comercializar vários itens, sendo que os principais ainda são alimentícios, como lanches, bebidas, e snacks, por exemplo. Nela, os clientes pagam e retiram o produto sozinhos.
Além dos alimentos, a verdade é que qualquer produto pode ser vendido na máquina, onde o consumidor insere o dinheiro ou o cartão e, após confirmação do pagamento, retira o produto.
O processo parece ser bem simples, e a máquina pode ser intalada em qualquer ambiente privativo, com autorização prévia. Mas até onde vão as vantagens da máquina de venda automática? É isso que vamos descobrir agora!
Vantagens
Primeiro, vamos entender quais as reais vantagens desse modelo de consumo para quem está pensando em investir.
Investimento menor
Para quem quer se tornar um empreendedor, está buscando negócios, mas não tem um alto poder de investimento, a máquina de venda automática é uma ótima opção. Para adquirir esses equipamentos, o valor, na maioria das vezes, é muito mais baixo se comparado a uma franquia tradicional, por exemplo.
Mais facilidade na instalação
Além disso, por ser apenas uma máquina, a sua instalação é facilitada, uma vez que não existem gôndolas, como nos mercados, freezers nem outras geladeiras. Basta transportar a máquina até o local, ligá-la à energia elétrica e pronto!
Possibilidade de locação do equipamento
No caso das máquinas de venda automática, há ainda a possibilidade de não comprar o equipamento, mas locá-lo. O que saíria ainda mais barato para quem está pensando em investir nesse modelo.
Desvantagens
Como nem tudo são flores, elas também apresentam desvantagens em relação a outros modelos de negócio.
Não geram relacionamento
Por ser apenas um equipamento que entrega produtos às pessoas. As máquinas de venda automática não geram relacionamento com o cliente, uma vez que não dá pra saber quem comprou o que. Essa falta de proximidade faz com que o empreendedor tenha uma relação limitada com o seu público, não conseguindo expandir o seu mix, por exemplo, ou torná-lo mais assertivo.
Mix de produtos limitado
Por essa falta de relacionamento com o consumidor, sem conhecer seus gostos, vontades e hábitos de consumo, o mix de produto de uma máquina de venda automática será sempre limitado aos mesmos ou ao gosto do empreendedor, que não consegue trabalhar em cima de dados reais.
Maiores chances de bugs
Ao realizar uma compra em uma máquina que só libera o produto depois que o pagamento é efetuado, o cliente corre maiores riscos de ser vítima de um bug do sistema. Consequentemente, o empreendedor pode vender menos e ter mais chamados para atender no dia a dia.
Pronto, agora você já conhece as vantagens e desvantagens de investir em uma máquina de venda automática. Se você tem um amigo que também empreende, compartilhe este post com ele.
Ah, e se você quer conhecer um negócio que se tornou a revolução da vendig machine, confere essa matéria aqui ↓