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Última atualização em 23 de fevereiro de 2024 por market4u

Mais um ano está chegando ao fim e você e você ainda não tirou aquela vontade de empreender do papel? Então é hora de começar a se programar para o novo ano! Para isso, nada melhor do que conhecer as tendências de negócios para 2024. 

Este post traz as 3 principais tendências que devem movimentar a economia e diferenciar negócios comuns de negócios de sucesso. Então, leia até o final para entender. 

Economia circular 

A economia circular é um conceito que se popularizou muito nos últimos anos e em 2024 vai receber ainda mais destaque nos negócios. 

Isso porque, as novas gerações (atuais e futuros consumidores) estão muito mais atentas às empresas e marcas que se preocupam com a sustentabilidade e têm uma visão ampla da importância de preparar a sociedade para o futuro. 

Vale lembrar que a economia circular consiste em utilizar recursos naturais, como matérias-primas duráveis, recicláveis ou renováveis, além de priorizar a otimização de processos de fabricação. 

No âmbito dos negócios, a Organização Internacional de Normalização (ISO) a define como um “sistema econômico que utiliza uma abordagem sistêmica para manter o fluxo circular dos recursos, por meio da adição, retenção e regeneração de seu valor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”. 

Então, se você tem uma ideia de negócio baseada em sustentabilidade, reaproveitamento ou otimização de processos e uso de recursos naturais, pode ter certeza que pode ser promissora. 

Personalização avançada no varejo

Há alguns anos, o varejo não é mais o mesmo. A forma com que as pessoas fazem suas compras mudou e a verdade é que continuará mudando dia a dia. Para 2024, essa personalização visa ainda mais à experiência do cliente. Como? Com a coleta e utilização correta de dados e com o benefício da Inteligência Artificial (IA). 

Coletar os dados e utilizar as informações relevantes é o primeiro passo, pois a partir disso é possível entender o comportamento de cada grupo de clientes e começar o processo de personalização da oferta de produtos e serviços. 

Mas não é só isso, faz tempo que personalizar a experiência do cliente não significa apenas oferecer promoções específicas, mas pensar na jornada como um todo, desde a fase de descoberta até o pós-venda. 

O varejo também pode se beneficiar de IA para todas essas questões, inclusive para melhorar a experiência do cliente no Ponto de Venda (PDV), o transformando verdadeiramente em um Ponto de Experiência (PDX), como acontece no market4u. 

Aliás, por falar em personalização no varejo, os mercados autônomos do market4u são um verdadeiro exemplo disso, pois possuem tecnologia própria, um Super App, que permite coletar dados e conhecer a fundo os hábitos de cada cliente ou de um grupo de clientes, como de um condomínio inteiro. 

O market4u também utiliza tecnologias de machine learning, para interpretar o comportamento do consumidor no PDX e melhorar cada vez mais essa experiência, desde a forma como o produto é exposto até os pontos de interatividade, comunicação e bem-estar na loja. 

Por essa razão, se você pensa em empreender ou diversificar investimentos em 2024, uma franquia do market4u, a maior rede de mercados autônomos da América Latina, é uma ótima opção, pois é possível levar comodidade aos condomínios e empresas e personalizar totalmente a experiência do cliente.

Saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho

O ‘boom’ da preocupação das empresas com a saúde mental dos colaboradores, que começou logo após a pandemia da Covid-19, não foi passageiro e estará mais vivo do que nunca em 2024. 

Isso porque doenças como estresse e, principalmente, burnout afetam milhares de pessoas em todo o mundo e estão diretamente ligadas ao esgotamento emocional, causado pelo excesso de tarefas e informações que recebemos diariamente.

Emocionalmente abaladas ou doentes, as pessoas não conseguem desenvolver suas competências de forma satisfatória, colocando o sucesso das companhias e, consequentemente, seus empregos em risco. 

Isso leva a demanda por programas de saúde mental e serviços de bem-estar continuar aumentando consideravelmente. Com isso, vários segmentos que proporcionam esses ativos são boas ideias de negócios, propensos a crescerem e serem lucrativos. 

Fitness, psicologia, planos personalizados de saúde, grupos de apoio e acompanhamento, terapias, spa e, como já comentamos anteriormente, até os minimercados autônomos, que podem ser instalados em empresas, são negócios que estarão com tudo no próximo ano. 

Agora que você conhece esses 3 segmentos que serão tendências de negócios para 2024, que tal conhecer mais sobre a franquia do market4u? Acesse ↓

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