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Última atualização em 23 de fevereiro de 2024 por market4u

O cenário do varejo supermercadista está passando por uma transformação significativa, impulsionada por avanços tecnológicos, mudanças nas preferências do consumidor e a busca contínua por eficiência operacional. Por isso, neste post citaremos algumas das principais tendências para os mercados em 2024. 

Desde a integração de tecnologias inovadoras até a personalização da experiência do cliente, o varejo está se preparando para abraçar uma nova era de oportunidades e desafios. 

Vamos analisar de perto esses pontos, que prometem redefinir a forma como compramos e vivenciamos o varejo alimentar nos próximos anos.

Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial foi um dos assuntos mais comentados em 2023 e, pode ter certeza, que será ainda em 2024. E para os mercados, ou o varejo no geral, não será diferente, pois as novas tecnologias devem ser usadas para:

  • Personalizar e melhorar a experiência do cliente.
  • Otimizar inventário e logística.
  • Possibilitar a precificação dinâmica.
  • Prevenir fraudes.
  • Garantir eficiência operacional. 

Então, para os mercados ou supermercados utilizar a IA para inovar e impulsionar o negócio é o diferencial que vai gerar uma grande vantagem competitiva em 2024. 

Responsabilidade ambiental 

Com consumidores cada vez mais conscientes, os mercados devem se adequar a isso e tornar suas operações sustentáveis, assim como incentivar ações que visam à sustentabilidade aos clientes e parceiros. 

Isso pode ser feito com a otimização do uso de recursos, como a energia e água; com a implementação de um sistema de energia renovável, como os painéis solares; com a educação ambiental aos colaboradores, com práticas efetivas de reciclagem de lixo na empresa; com o uso de veículos híbridos ou elétricos nas operações; com a oferta de sacolas reutilizáveis para o carregamento das compras ou o incentivo aos clientes do uso de ecobags, entre tantas outras maneiras. 

Mas além de realizar esses projetos e adotar práticas conscientes, é importante comunicar isso de forma clara aos consumidores, a fim de se tornar realmente uma referência no segmento quando o assunto é sustentabilidade. 

Marketing de experiência 

A experiência do cliente continuará sendo o centro das atenções do varejo em 2024. Para isso, os mercados devem apostar no chamado marketing de experiência para efetivar uma boa relação com seus consumidores. 

Para que isso aconteça, é importante conhecer o público-alvo e entender os seus anseios e necessidades, a fim de oferecer uma experiência satisfatória do início ao fim. E quando falamos do início ao fim, estamos dizendo sobre todos os pontos em que o cliente terá contato com a marca, sejam eles físicos ou digitais, por isso é importante revisar processos e treinar colaboradores.

O marketing de experiência, na verdade, é o que vai mapear toda a jornada do cliente, tornando-a única e facilitando cada vez mais o seu dia a dia. 

Omnicalidade 

E se há algum tempo ouvimos falar sobre a experiência omnichannel, saiba que em 2024 isso é o que vai ‘ligar’ todas essas questões que citamos acima. 

Unificando diferentes canais de comunicação e venda, cria-se uma experiência phygital, ou seja, o cliente entra no aplicativo para ver o que tem disponível na loja, mas faz questão de ir pessoalmente buscar o seu produto ou vice-versa, o cliente vai até a loja conferir, mas finaliza a compra pelo aplicativo ou pelo smartphone. 

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