Categories
Blog, Dicas, Franquia

Sabemos que abrir um negócio não é uma tarefa fácil, não é mesmo? E para os empreendedores de primeira viagem, essa missão pode se tornar ainda mais desafiadora, por isso planejamento é fundamental, e o plano de negócio faz parte desta etapa. 

O plano de negócio é um documento que deve ser elaborado depois que o empreendedor já decidiu em que segmento quer investir, ou seja, em qual produto ou serviço vai apostar e comercializar. 

O que é um plano de negócio?

O plano de negócio é onde ficam documentados todos os detalhes sobre a empresa: organização financeira, sociedade, clientes e fornecedores, assim como sobre as estratégias que serão utilizadas para dar vida ao negócio e manter o seu crescimento exponencial. 

Esse documento deve ser sempre adequado ao tamanho do negócio e aos desafios que o ramo apresenta. 

Passo a passo para elaborar um plano de negócio

Para fazer um plano de negócio ideal, você pode seguir alguns passos simples, o que tornará esse processo mais fácil. Então confira as etapas abaixo!

Análise de mercado 

A análise de mercado é um dos principais componentes do plano de negócio, pois é ela que vai identificar os fatores e as condições internas e externas que podem influenciar no seu negócio. 

Com uma análise de mercado, você deve entender mais sobre os clientes, concorrentes e o nicho que atua. Sendo assim, uma análise de mercado está intrinsecamente ligada ao seu público-alvo, ao potencial de crescimento do mercado, ao cenário competitivo e aos seus objetivos enquanto empreendedor. 

Análise de concorrência 

Como o próprio nome já diz, a análise de concorrentes é um trabalho feito especialmente para analisar os seus concorrentes (diretos e indiretos), ou seja, para descobrir quais são os pontos fortes e fracos da concorrência, quais os diferenciais competitivos e qual a capacidade de crescimento. 

Sabendo de tudo isso, você vai conseguir elaborar plano de ação com base naquilo que a sua concorrência já faz e que você pode fazer melhor. 

Análise de fornecedores 

Em um plano de negócio também precisa ter uma análise de fornecedores, pois são eles que darão vida ao seu negócio, fornecendo as matérias-primas necessárias para a sua loja ou prestação de serviços. Seja qual for o seu nicho, sempre haverá alguém fornecendo alguma coisa e a escolha dessas empresas precisa ser bem feita, por isso é muito importante que você pesquise todas as opções disponíveis. 

Plano de marketing 

O marketing é um fator essencial para todo negócio, mas para ser efetivo precisa ser bem planejado e executado. Por esta razão, o plano de marketing também faz parte do plano de negócio e ele precisa especificar os diferenciais do seu produto ou serviço, assim como detalhar qual o seu público-alvo e quais os canais e maneiras que você vai se comunicar com eles. 

Plano operacional 

O plano operacional é aquele que vai especificar como o seu negócio vai, efetivamente, funcionar no dia a dia.  Como será a carga horária dos colaboradores? Quantos colaboradores serão necessários e qual a função que cada um vai exercer? Qual será o passo a passo para a realização do serviço ou produção dos produtos? Qual a capacidade de produção e venda da minha empresa? Basicamente, essa parte do plano de negócio precisa responder a essas questões! 

Plano financeiro 

O plano financeiro é aquele que deve constar tudo que envolve dinheiro ou capital. Aqui, você deve documentar os seus investimentos e despesas, assim como fazer previsão orçamentária para os primeiros meses ou, até mesmo, anos do seu negócio. Nesta etapa, é importante que você documente cada centavo e não esqueça nenhuma despesa ou entrada para trás.

Qual a importância do plano de negócio?

Sem sombra de dúvidas, o plano de negócio é indispensável para quem está iniciando um negócio, pois é ele que vai nortear as suas ações e tirar do papel aquela ideia brilhante que você, como empreendedor, teve ou aquela oportunidade que você encontrou. 

Com um plano de negócio também é possível entender com clareza a viabilidade do negócio, pois você conseguirá prever riscos e potenciais de crescimento. A partir dele você também pode verificar pontos fracos do seu negócio e inovar neste ponto ou modificar a sua ideia inicial. 

Independente de qual seja o desfecho, com certeza o plano de negócio vai te ajudar, e muito, a realizar o seu sonho de empreender. Mas se você também busca outras alternativas e quer saber mais sobre quais as vantagens de uma franquia, acesse

https://market4u.com.br/negocios-para-investir-conheca-as-vantagens-da-franquia/

Deixe um comentário

Categorias