Categories
Dicas, Franquia

Última atualização em 12 de abril de 2024 por market4u

O empreendedorismo chama cada vez mais a atenção dos brasileiros, que buscam sair da CLT e alcançar independência financeira. Aliado a isso chegam as dúvidas: que tipo de negócio abrir? Investir em uma franquia? Começar uma marca do zero? E para tentar ajudar nesta missão de escolher entre franquia e negócio próprio, nós preparamos este artigo!

Para começar, vamos entender as diferenças entre comprar uma franquia e abrir o seu negócio próprio do zero. 

1. O que eu preciso para abrir um negócio do zero?

Abrir um negócio do zero pode ser muito satisfatório, mas não é nada fácil, o empreendedor precisa se preocupar com tudo, desde a escolha do nome à contratação de funcionários e escolha de fornecedores. Entenda como isso acontece passo a passo. 

2. Criar um nome e uma identidade visual 

Quando você decide que quer abrir a sua empresa e começar tudo do zero, o primeiro passo é decidir qual será o nome dela e qual a identidade visual do negócio. Geralmente, esse trabalho é realizado por um profissional ou agência especializados em branding, conforme a sua orientação. 

3. Formalizar o negócio e obter as licenças necessárias 

Com o nome escolhido e a identidade visual definidas, é hora de dar início ao processo de formalização da sua empresa. Nesta etapa, tudo vai depender muito do segmento da sua empresa, da modalidadedo negócio  e da região em que está instalado. Para que tudo ocorra conforme a lei é necessário que você conte com um profissional qualificado para te ajudar. Um contador, especialista na área fiscal é o ideal, pois ele poderá te orientar e auxiliar sobre qual a documentação necessária e quais os passos seguir para adquiri-las. 

4. Escolher o seu ponto comercial 

Depois de ter todos os documentos em mãos, é o momento de escolher qual será o ponto comercial da sua empresa – se for necessário. Para isso, você precisa levar em consideração pontos como: seu público alvo, região adequada, valor a que deseja investir e outros.  

5. Projetar o local para as necessidades do negócio 

Depois de assinar o contrato do ponto comercial, é hora de adequar esse local às necessidades do seu negócio. Para isso, é importante contar com a ajuda de um profissional, arquiteto ou design de interiores, pois, pode não parecer, mas um olhar clínico de quem realmente entende do assunto vai te ajudar a otimizar o espaço e, até mesmo, economizar. 

6. Comprar os equipamentos e matérias-primas necessárias 

Com o ambiente totalmente pronto e estilizado para o seu negócio, é preciso fazer a lista dos equipamentos e matérias-primas, ou produtos, necessários para o início das atividades, aqueles que irão servir os clientes adequadamente. Neste momento, você já deve aproveitar para definir quem serão os seus fornecedores com quem você poderá contar nesta caminhada. 

7. Contratar colaboradores 

Depois de ter todo o espaço e produtos prontos, chega o momento de contratar pessoas para te ajudarem nessa jornada empreendedora, os colaboradores. E esse é um passo muito importante, pois são essas pessoas que vão atender os seus clientes e ajudar a alavancar a sua marca. Então, escolha bem! E, se possível, conte com a ajuda de um profissional de recursos humanos para essa etapa. 

8. Escolher ferramentas e tecnologias para o trabalho 

Em um mundo tão digital que vivemos, é indispensável que o seu negócio utilize ferramentas tecnológicas para auxiliar na gestão, vendas e relacionamento com o cliente. Quais serão essas ferramentas e a maneira que você vai utilizá-las depende muito do seu nicho, mas a nossa dica é que você pesquise bastante para escolher o melhor custo-benefício. 

https://www.youtube.com/embed/kqFASvJIz_U

O que eu preciso para ter uma franquia?

Uma franquia é um modelo de negócio onde a franqueadora (proprietária da marca) dá ao franqueado (quem compra uma franquia) o poder de utilizar o seu nome, seu know-how, sua tecnologia e seus produtos e/ou serviços. Para fazer parte de uma franquia e obter sucesso com o negócio, também é preciso seguir alguns passos.   

1. Escolher o segmento e a rede

O primeiro passo para ter uma franquia é escolher o segmento que mais se encaixa com o seu perfil. Para isso, você deve levar em consideração alguns pontos: suas habilidades, suas características comportamentais e o quanto você está disposto a investir, tanto em tempo quanto em dinheiro, para ter uma franquia. 

Depois de escolher o setor que você deseja atuar, é hora de pesquisar as redes de franquia do ramo e se informar sobre produtos, tecnologia, suporte e o know-how que elas oferecem. Esse é o momento mais importante da sua jornada empreendedora, que pode definir o seu sucesso ou insucesso, tendo em vista que o suporte oferecido pela franqueadora é decisivo para isso. 

2. Se adequar ao perfil de franqueado 

Ao escolher a rede de franquia a qual tem interesse de fazer parte, o empreendedor passa por reuniões e conversas com a franqueadora. Tudo com o objetivo de ajustar e alinhar expectativas de ambos os lados. Nesta etapa, o interessado na aquisição da franquia deve estar muito atento e, ao mesmo tempo, ser sincero quanto à sua sinergia com os ideais da empresa franqueadora. Se você achar que realmente a franquia faz sentido para você, feche o contrato!

3. Seguir as instruções 

Agora, como franqueado, é necessário que você siga as instruções da franqueadora para realmente obter sucesso no seu negócio. Vale lembrar que em uma franquia, é dever da franqueadora repassar todo o know-how, estrutura, treinamentos, tecnologia, suporte e assessoria em todas as suas etapas como empreendedor. 

4. Franquia ou negócio próprio? 

Agora que você já conhece as etapas e as características de cada uma para abrir um negócio próprio e adquirir uma franquia, liste todas as vantagens e desvantagens de cada modelo, para entender qual é a melhor opção para você e para o seu momento como empreendedor. 

Isso vai te ajudar a escolher entre franquia e negócio próprio e, o mais importante, obter sucesso e rentabilidade com a sua escolha! 

Ah, e se você quiser saber mais sobre um modelo de franquia que está ganhando o Brasil, acesso o conteúdo abaixo e saiba tudo sobre uma franquia de mercado em condomínio

https://market4u.com.br/o-que-e-uma-franquia-de-mercado-em-condominio/

Deixe um comentário

Categorias