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Última atualização em 23 de fevereiro de 2024 por market4u

Como o caminho do empreendedorismo nem sempre é fácil, é necessário seguir alguns passos para empreender e obter sucesso com o seu negócio. A análise de mercado é uma dessas etapas, que faz parte do plano de negócio, e deve ser executada antes mesmo que você dê o pontapé inicial no seu empreendimento. 

A verdade é que mercado é um termo muito amplo e pode se referir a várias coisas, mas neste post vamos nos referir a mercado como segmento ou nicho, ou seja, tudo que pode envolver a estrutura ou conduto da sua empresa. 

Para fazer essa análise de mercado, alguns pontos são necessários e é sobre cada um deles que nós vamos falar agora. Acompanhe!

Quem constitui o mercado?

Para iniciar uma análise de mercado, você precisa responder a essa pergunta: quem constitui o mercado? Ao pé da letra: quem constitui o seu mercado? Ou seja, você precisa ter clareza se o seu produto e/ou serviço vai servir a clientes finais, empresas ou instituições governamentais (B2C. B2B ou B2G). 

Com isso, você consegue dimensionar o tamanho e as oportunidades do seu mercado. Busque informações atualizadas em instituições oficiais como o Intituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ou sites de governos municipais e estaduais. 

Qual a necessidade do cliente?

Uma empresa que tem chances de sucesso e crescimento é aquela que resolve algum problema da sociedade, ou seja, que atende a uma necessidade do cliente. Então nesta fase você precisa entender qual a necessidade do seu público-alvo e o seu negócio vai de encontro a ela. 

Identifique todas as características que fariam o seu cliente comprar o que você vende ou contratar o serviço que você oferece, além de reconhecer os anseios desse público por aquilo que ainda não é oferecido, mas você pode passar a oferecer. 

Por que o cliente compra?

Depois de passar pela etapa de descobrir qual a necessidade do seu cliente, é hora de entender o que leva o público a realmente efetivar a compra. Muitas pesquisas apontam que a maioria das compras são efetuadas por emoção e muito poucas pela razão, então você precisa descobrir qual o sentimento que o faz chegar ao fundo do funil de vendas e se tornar um cliente. 

Como é o processo de compra?

Quando você descobre o que leva um cliente a comprar determinado produto ou serviço, é preciso identificar qual a etapa que ele percorreu. Atualmente, o mercado chama isso de funil de vendas, que começa na etapa de atração e passa pela etapa de consideração até chegar à etapa de decisão, ou seja, à realização da aquisição do produto ou serviço. 

Neste processo, geralmente muitas variáveis influenciam no processo: muitas vezes o decisor não é a mesma pessoa que vai passar pelo seu funil de vendas ou ele é o decisor, mas é influenciado por fatores externos ou pessoas próximas que opinam nessa compra. 

Tudo isso precisa ser identificado na sua análise de mercado. 

Qual a sazonalidade do mercado?

Muitos segmentos dependem ou são facilmente influenciáveis por datas sazonais, como Páscoa, Natal e outras. E isso você também precisa identificar, pois os seus clientes podem procurar por seus produtos e/ou serviços prioritariamente nessas datas e para o seu negócio é importante elencar esses picos a fim de definir uma estratégia para as datas menos sazonais. 

Onde o cliente está?

Se você vai ter um ponto físico, é importante identificar onde o seu está ou onde ele costuma comprar, para então escolher o local ideal. Mas mesmo que a sua presença seja apenas digital, também é importante ir até o seu cliente ou usar os artifícios certos para atraí-lo, como? Com marketing de conteúdo ou anúncios pagos, que podem ser inseridos nas mídias sociais mais utilizadas por seu público-alvo. 

Pronto, agora você já sabe todas as etapas que constituem uma análise de mercado! 

Ah, e se você quiser entender mais sobre as diferenças entre empreender do zero e investir em uma franquia, confira este post

https://market4u.com.br/franquia-e-negocio-proprio-qual-tem-maior-chance-de-dar-certo/

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