Se você pensa que o home office foi um modelo que se disseminou apenas nos últimos anos, eu tenho algo para contar: há alguns anos o franchising já se utiliza disso como uma alternativa para os negócios. As franquias para trabalhar em home office são uma ótima opção para a expansão da marca e para os empreendedores.
Por um lado, a franqueadora consegue disseminar e expandir o seu serviço ou o seu produto de maneira mais rápida. Por outro lado, o empreendedor consegue adquirir uma franquia com um investimento mais baixo e sem muitas objeções, já que conseguirá trabalhar e gerir o negócio da sua própria casa.
O que é uma franquia para trabalhar em home office?
Como o nome já diz, as franquias de home office são aquelas em que o franqueado vai trabalhar ou gerenciar o negócio da sua própria residência, sem precisar alugar um escritório ou um ponto físico para comercializar os produtos e serviços.
Outro fator que chama a atenção é que as franquias de home office são consideradas de baixo custo, ou seja, o investimento inicial que o empreendedor precisa fazer para se tornar um franqueado é baixo, ideais para trabalhadores que desejam deixar de ser funcionários e se tornaram os seus próprios patrões.
O que deve ser levado em consideração é que, mesmo que não necessite de um ponto externo, as franquias de home office precisam da mesma dedicação do franqueado ao negócio ao mesmo tempo que exigem da franqueadora o mesmo suporte à rede. Isso é o que oferece segurança e garante sucesso ao investidor.
Mas há, ainda, algumas vantagens ao escolher uma franquia para trabalhar em home office.
Tempo
O tempo que o empreendedor economiza é um dos principais benefícios ao escolher uma franquia com a possibilidade de trabalhar em home office. Isso porque, não há a necessidade de enfrentar trânsito todos os dias ou de se vestir formalmente diariamente para o trabalho; o empreendedor faz a gestão e vende o produto do seu negócio de casa.
Economia
Além de otimizar o seu tempo no dia a dia, o dono de uma franquia que pode ser gerida no modelo home office também economiza dinheiro; a não obrigatoriedade de ter um espaço físico proporciona essa economia e oportuniza um maior investimento em outras áreas ou, até mesmo, no capital de giro da empresa.
Flexibilidade
O fato de não ter a necessidade de dispor de um ambiente físico para a franquia, oferece uma maior flexibilidade ao empreendedor, que consegue – com mais facilidade – se dedicar a outros projetos paralelos à franquia.
Franquias de baixo custo devem aumentar nos próximos anos
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulga anualmente um levantamento sobre as franquias no Brasil e, de acordo com ele, as franquias de baixo custo já são centenas: 557 redes que oferecem às pessoas a chance de ter o seu próprio negócio com um investimento inicial baixo e, muitas, com a possibilidade de operar em home office.
Esse número deve aumentar nos próximos anos em, pelo menos, 36%, já que das redes que ainda não operam com modelos de franquia de baixo custo, dizem ter interesse e pretendem desenvolver opções operacionais neste formato.
O que é uma franquia de baixo custo?
Uma franquia de baixo custo é aquela que requer um investimento inicial médio de até R$ 50 mil. Essas também podem ser chamadas de microfranquias, e também são reguladas pela Lei do Franchising, ou seja, precisam atender aos deveres de franqueadora.
Entenda melhor neste post o que é a taxa de franquia e como esse valor é calculado.
O franchising é um bom negócio?
Para quem deseja empreender com segurança, o franchising é um bom negócio, pois oferece suporte e know-how, tudo que o empreendedor precisa para garantir o sucesso do seu negócio. Além disso, ao ter uma franquia, você tem a possibilidade de expandir mais rápido, padronizar os seus produtos ou serviços e contar com clientes certos.
Sobre esse assunto, nós comentamos neste post: conheça as vantagens de uma franquia.
Outro fator que devemos levar em consideração ao responder essa pergunta são os números e a projeção para o segmento. Conforme a ABF, em 2019, o faturamento das redes de franquia no país somou mais de R$ 186 bilhões. Em 2020, esse crescimento acelerado foi pego de surpresa pela pandemia do novo coronavírus, mas mesmo assim, o setor faturou R$ 167.187 bilhões.
No ano passado, as franquias se restabeleceram quase que totalmente, faturando R$ 185.068 bilhões durante todo o ano e ultrapassaram o número de unidades franqueadas de 2019, somando 170.999.
Até o fim de 2022, as projeções da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam um faturamento total de R$ 201.724 bilhões. Com um aumento de 5% no número de redes e 7% no número de unidades, se comparado a 2021.
Mercados autônomos como opção para empreender
O hábito de realizar compras sem sair de casa se torna cada dia mais usual para a maioria das pessoas. Isso faz dos mercados autônomos – onde o cliente faz suas compras sem a necessidade de interação com qualquer atendente, e podem ser instalados em condomínios ou empresas – uma ótima opção para quem está pensando em empreender.
Uma franquia de mercado em condomínio é uma solução inovadora para o empreendedor, pois pode ser gerida no modelo home office e não precisa de funcionários. Ou seja, toda a gestão é realizada de casa, e o empreendedor precisa se deslocar até o local onde o mercado está instalado apenas para o posicionamento de equipamentos, inicialmente e, posteriormente, para a reposição de produtos.
Para o reabestecimento, os franqueados do market4u, por exemplo, são avisados de maneira inteligente pelo sistema próprio de gestão desenvolvido pelo market4u. Com isso, eles sabem o momento certo e quais produtos precisam levar para reabestecer.
Veja o que diz Paulo Ribas, franqueado do market4u, a maior rede de mercados autônomos da América Latina. Ele deixou a advocacia para se dedicar inteiramente a uma franquia de mercado.