Blog Franquia

Taxa de franquia: o que é, e como são calculadas?

taxa de franquia

Se você está buscando negócios para investir, provavelmente já se deparou com a ideia de apostar em uma franquia. Um modelo que chegou ao Brasil na década de 1950, mas que ainda pode causar dúvidas a algumas pessoas, principalmente nas questões financeiras, ligadas à taxa de franquia e royalties. Mas hoje vamos descobrir o que é a taxa de franquia e como ela é calculada. 

No franchising, a taxa de franquia é um valor fixo e único que o franqueado paga à franqueadora. Ela corresponde à concessão de uso da marca ao franqueado; o pagamento deve ser realizado logo após a assinatura do contrato de adesão. 

O valor da taxa de franquia deve constar na Circular de Oferta de Franquia, além de especificações como quantas unidades o franqueado terá o direito de abrir com o valor de uma taxa. 

Por que pagar essa taxa?

A taxa de franquia é de uso exclusivo e irrestrito do franqueador, sendo que, geralmente o valor é usado para custear os processos de captação e suporte dos franqueados. Independente da maneira que esse valor será usado, essa cobrança nada mais é do que uma remuneração à franqueadora pela ideia criativa e desenvolvimento do negócio, da tecnologia operacional, administrativa e know-how. 

Como esse valor é calculado?

Como a taxa de franquia é um valor escolhido pela própria franqueadora, é comum que os empreendedores se perguntem: será que esse valor é realmente justo? Como ele é calculado? É isso que você vai entender agora!

Na hora de modelar o negócio para se tornar uma franquia, a empresa usa algumas estratégias e leva alguns pontos em consideração: valor que o franqueado precisará dispor para abrir suas lojas, o prazo estipulado para payback, a lucratividade do negócio, a maturidade da rede e o custo gasto para prospectar cada franqueado. 

Payback

O payback é um indicador financeiro capaz de analisar em quanto tempo você terá o retorno sobre o investimento de uma franquia. Por meio dele, é possível que você, como investidor, analise os riscos e a viabilidade do negócio. 

Lucratividade 

Outro ponto que é levado em consideração na hora de calcular o valor de taxa de uma franquia, é a lucratividade que o negócio oferece ao franqueado, ou seja, o ganho que ele conseguirá obter com o desenvolvimento do seu trabalho. 

Maturidade

A maturidade se refere ao tempo e a posição em que a franquia está no mercado. Se a marca ainda está no início da sua expansão, geralmente a estratégia, nesse período, é cobrar um valor mais baixo de taxa de franquia para, justamente, expandir de maneira mais rápida. 

Se a rede já possui um certo know-how e passou da fase iniciante, o valor da taxa de franquia tende a aumentar, pois a franqueadora já possuirá mais experiência no seu segmento e, consequentemente, uma marca mais conhecida e um suporte melhor ao franqueado. 

Custo por franqueado 

O custo por aquisição de cada franqueado também é algo levado em consideração na hora de calcular a taxa de franquia. Conforme uma pesquisa recente da Cherto, as redes franqueadoras gastam mais de R$ 10 mil em divulgação para obter um novo franqueado. 

Há franquias que não cobram taxa?

Muito raro, mas, sim! Algumas marcas optam por não cobrar o valor fixo de taxa de franquia. Com certeza, essa escolha faz parte de uma estratégia de vendas da rede, ligado à expansão rápida. Nesses casos, a franqueadora ganha em royalties. 

É importante lembrar que mesmo sem a cobrança da taxa de franquia, a franqueadora não pode, em nenhum momento, se ausentar do suporte ao franqueado ou do repasse de conhecimento da sua marca. 

O que pode acontecer também, é a franqueadora disponibilizar um desconto, em determinados momentos, na taxa de franquia. Esse desconto pode ser uma porcentagem sobre o valor total ou a possibilidade de abertura de mais lojas com o pagamento de uma única taxa. 

Deu para entender um pouquinho sobre o que é, e como são calculadas as taxas de franquias? Espero que sim! 

Ah, aqui temos mais conteúdos que podem te interessar ↓

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.