Última atualização em 23 de fevereiro de 2024 por market4u
Se você já tem uma empresa ou está iniciando uma, deve saber que ter um plano de marketing é requisito fundamental para que a marca cresça e obtenha sucesso. Ele também faz parte do plano de negócio, um documento que todo empreendedor precisa fazer quando está tirando a sua ideia de negócio do papel.
Com o plano de marketing é possível sintetizar as estratégias, os canais, o tipo de comunicação e o buget que será usado para alcançar clientes e potenciais clientes. Além disso, o plano deve especificar ações para datas sazonais, que sejam interessantes para o negócio, e que aproximem ainda mais a companhia do público.
É importante lembrar que o marketing tem dois objetivos principais: branding, que é fazer a sua marca conhecida regionalmente, nacionalmente ou internacionalmente, e vendas, que é aumentar a carteira de clientes do negócio ou o ticket médio dos clientes que a empresa já tem.
Mas, agora, você deve estar se perguntando: como eu faço esse plano de marketing? É isso que vamos te ensinar agora!
Tenha uma análise de mercado e concorrentes pronta
Os dois primeiros passos quando alguém vai abrir um negócio é fazer uma análise de mercado e uma análise de concorrência. A primeira discorre sobre o segmento: números, evolução aos longos dos anos e público. A segunda fala sobre a sua concorrência: pontos fortes, pontos fracos e diferenciais de mercado, por exemplo.
Se você ainda não tem esses estudos prontos, volte um passo atrás e faça isso antes de seguir com o planejamento de marketing, pois essas análises vão ajudar a nortear as estratégias para o sucesso do seu negócio.
Faça um diagnóstico da sua empresa
Se você faz parte do grupo de pessoas que já tem uma empresa e precisa estruturar um plano de marketing, além de conhecer o mercado e a concorrência você precisa fazer um diagnóstico interno. Avalie qual é a real estrutura do seu negócio, qual o seu volume de vendas, o número de colaboradores e os recursos disponíveis.
Neste momento você também pode analisar os pontos fortes da sua companhia, do seu produto ou serviço e realizar uma análise mais profunda sobre possíveis ameaças.
Com isso, você garantirá que o seu plano de marketing seja adequado à realidade da sua empresa e totalmente executável.
Faça uma análise do ambiente
Depois de avaliar os fatores internos, é hora de analisar os fatores externos que podem influenciar no marketing da sua empresa, por isso, nesta terceira fase é importante coletar os dados referentes ao micro e macroambientes.
O macroambiente diz respeito aos dados demográficos, econômicos, políticos e socioculturais, por exemplo. Como essas questões estão relacionadas no ambiente e como elas podem impactar o seu negócio? Você precisa pesquisar e responder a essa pergunta!
O microambiente está relacionado ao relacionamento direto da sua empresa com os concorrentes, fornecedores e clientes. Neste ponto também precisam estar elencados as ameaças de novos concorrentes e novos serviços e/ou produtos, que atrapalhem o desempenho do seu negócio.
Com tudo isso em pauta, você consegue prever ou reverter cenários e planejar ações de marketing que ajudem a sua empresa a continuar crescendo.
Defina seu público-alvo e posicionamento
É impossível fazer um plano de marketing sem definir o seu público-alvo ou a sua persona. O público-alvo se refere a um grupo de pessoas que têm maior probabilidade de consumir os seus produtos ou contratar os seus serviços. Esse grupo de pessoas geralmente têm as mesmas características demográficas, econômicas e comportamentais.
Para identificar o seu público-alvo, é necessário encontrar os segmentos que têm as mesmas características que a sua empresa e, assim, identificar os consumidores cujo negócios atende.
Conhecendo o seu público-alvo, é possívelo elaborar uma proposta de valor, que deve ser inserida em suas ações de marketing e, consequentemente, no seu plano de marketing e de negócio.
Depois de conhecer o seu público-alvo, a sua empresa pode construir uma persona, um personagem fictício que dará vida às comunicações e ações de marketing, pois vai de encontro a sentimentos e anseios de alguém “real”.
Dessa maneira, o seu plano de marketing também deve definir um posicionamento, ou seja, como a sua empresa vai ser vista pelo público. Um posicionamento garante que a sua marca terá uma identidade única, diferente dos concorrentes e facilmente reconhecida onde quer que seja vista.
Estipule objetivos e estratégia
O plano de marketing da sua empresa também precisa definir objetivos, a curto, médio e longo prazo. É importante definir isso pensando na realidade da sua companhia e em todos os dados que você obteve com os estudos anteriores. Basicamente, os objetivos devem ser:
quero vender xx reais nesta campanha de Natal (curto prazo);
quero gerar xx leads no próximo ano (médio prazo);
quero aumentar a base de clientes em xx vezes em cinco anos (longo prazo);
quero chegar ao faturamento total de xx reais ao final desses cinco anos (longo prazo).
Esses são exemplos de objetivos mensuráveis, atingíveis e facilmente metrificados, que podem fazer parte do seu plano de marketing. O que você vai fazer para isso acontecer, faz parte da estratégia do plano: quais canais você vai usar, que tipo de comunicação você vai fazer, quais profissionais você precisa contratar?
Todas essas questões precisam estar detalhadas em um bom plano de marketing!
Estabeleça um orçamento
Depois de realizar um estudo de mercado, fazer um diagnóstico da sua empresa, conhecer o seu público-alvo e definir os seus objetivos e estratégiaas, você precisa saber quanto poderá gastar para colocar o seu plano de marketing em prática. Na hora de estabelecer esse orçamento, lembre-se de algumas questões:
→ Quais profissionais preciso contratar?
→ Quais ferramentas preciso disponibilizar a ele?
→ Quais espaços de mídia precisarei pagar?
→ Quais despesas são fixas e quais são flutuantes?
→ Como está a saúde financeira da minha empresa e quando realmente posso disponibilizar para isso?
Só assim é possível definir um orçamento saudável para as ações de marketing e obter sucesso com o seu plano de negócio. Ah, ainda não sabe fazer um plano de negócio completo? Acesse ↓