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Última atualização em 23 de fevereiro de 2024 por market4u

Para quem está pensando em empreender ou iniciando um plano de negócio, a análise de concorrência é uma parte essencial do processo, pois é ela que vai identificar os concorrentes: pontos fortes e fracos, além de identificar como eles tratam os clientes e fazem a gestão do negócio. 

É essa análise que vai nortear a sua tomada de decisão como empreendedor, a fim de criar diferenciais competitivos em cima dos pontos fracos dos concorrentes e inovar no mercado, para impulsionar as vendas. Embora pareça complexo, se você não quer contratar um profissional especializado para realizar esse trabalho, consegue fazer isso seguindo alguns passos. Explicamos sobre eles a seguir, confira!

Escolha critérios a serem analisados 

O primeiro passo para fazer uma análise da concorrência é escolher os critérios que você quer ou precisa analisar. Isso é o que vai garantir a efetividade do estudo e a juntada de informações importantes, que podem ser cruciais para o sucesso do seu plano de negócio e, consequentemente, do seu empreendimento. 

Você pode listar esses critérios conforme o que for mais relevante para o seu nicho, mas há algumas questões que são informações que independente do nicho, você precisa obter sobre os seus concorrentes: dados sobre o ano e forma de fundação da empresa, principais produtos e/ou serviços, maneira de gestão da companhia, qual o número de colaboradores, porcentagem de crescimento dos últimos anos, diferenciais de mercado e estratégias de marketing e retenção de clientes. 

Elenque os métodos para coleta 

Depois de listar quais os critérios que você vai avaliar, é hora de definir como você vai coletar esses dados. Nesta etapa, é importante aproveitar todos os meios possíveis para conseguir informações, inclusive fazendo pesquisas com clientes e ex-clientes, por exemplo. 

Além disso, preveja os custos e o tempo que essa pesquisa vai durar, além do número de pessoas a serem entrevistadas. 

Armazene e interprete dados 

Com todas as informações documentadas, é hora de integrá-las e armazená-las de maneira segura e organizada. Para isso, utilize planilhas e todas as ferramentas digitais disponíveis para o melhor entendimento sobre a empresa dos seus concorrentes. 

Construa o seu plano de ação 

A partir das informações que você coletou, é possível identificar as falhas e pontos fracos dos concorrentes para construir o seu próprio plano de ação. Neste plano de ação, você pode inovar com diferenciais que nenhum dos seus concorrentes apresentem e, com isso, iniciar o seu negócio com vantagens compepetitivas. 

Viu como não é tão difícil assim fazer uma análise de concorrência? E esse trabalho é muito importante para o seu plano de negócio. E por falar em plano de negócio, quer descobrir o que não pode faltar nele? Acesse ↓

https://market4u.com.br/vai-empreender-aprenda-como-fazer-um-plano-de-negocio

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