Categories
Dicas, Franquia

Última atualização em 22 de abril de 2024 por market4u

A análise de fornecedores é uma prática que se torna cada vez mais comum nas empresas de todas as idades, mas ela também faz parte do plano de negócio para os empreendedores que estão iniciando sua carreira. 

Por meio dela, é possível identificar a capacidade comercial dos fornecedores, ou seja, qual o valume que ele consegue entregar, em quanto tempo ele consegue entregar, por qual preço ele entrega e qual a qualidade de seus produtos e/ou serviços. 

Para entender tudo isso, há alguns pontos que você precisa conhecer para fazer o seu levantamento e escolher os melhores parceiros para dar vida ao seu negócio. 

Histórico da empresa 

O primeiro quesito que deve ser avaliado em uma análise de fornecedores é o histórico da empresa, ou seja, há quanto tempo a companhia atua, qual a sua carteira de clientes, seus cases de sucesso, a avaliação dos clientes quanto ao fornecimento do serviço e/ou produto. 

Hoje em dia, essas informações são muito fáceis de conseguir, pois na internet há vários locais onde você pode consultar todas as questões cadastrais sobre a empresa e, até mesmo, as reclamações e possíveis processos judiciais. 

Estabilidade financeira 

O quesito estabilidade financeira também é importante na hora de fazer a análise de fornecedores. Isso porque, as empresas financeiramente instáveis podem apresentar dificuldades em cumprir acordos ou contratos B2B. 

Você pode evitar esses desgastes pedindo ao fornecedor o balanço financeiro da empresa antes de assinar o contrato. 

Análise societária 

Além de verificar o histórico da empresa e a estabilidade financeira, a análise societária também faz parte de uma análise de fornecedores. É ela que vai identificar quem são os sócios da empresa e qual o histórico desses sócios. Por exemplo: se alguém está envolvido com algum esquema de fraude ou com processos judiciais. 

Fazer essa análise societária diminui muito os riscos da sua empresa contratar os fornecedores errados ou acabar se envolvendo com pessoas que não cumprem as leis e de sofrer sanções por isso. 

Selo ISO 9001:2015

Outro quesito que pode ser levado em consideração na hora de fazer uma análise para escolher os seus fornecedores é o selo do ISO 9001:2015, que reconhece nacional e internacionalmente as empresas e as certificam com o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). 

Na prática, o ISO 9001:2015 é fornecido às companhias que cumprem regras, prazos, a legislação e são capazes de produzir produções e/ou serviços de alta qualidade, fornecendo uma boa experiência ao cliente. 

Agora, que você conhece a importância de uma análise de fornecedores e quais os principais pontos que precisam ser analisados, lembre-se que esse processo é fundamental para o sucesso da sua operação, a satisfação dos seus clientes e o crescimento do seu negócio. 

Quer saber mais como fazer um plano de negócio assertivo, acesse esse post aqui ↓

https://market4u.com.br/vai-empreender-aprenda-como-fazer-um-plano-de-negocio

Deixe um comentário

Categorias