Categories
Dicas

Última atualização em 23 de fevereiro de 2024 por market4u

Fim de ano é sempre uma euforia, não é mesmo? Muitas festividades, encontros entre amigos, preparação para as férias etc, mas é importante planejar e pensar bem sobre como passar esse período e iniciar o ano com as contas em dia. Afinal, os primeiros meses do ano vêm recheados de compromissos extras. 

Então, separamos aqui alguns tópicos sobre os pontos que precisam de atenção e o que você pode fazer para começar 2024 com tudo!

Revise a sua situação financeira 

O primeiro passo para organizar sua vida financeira e começar o ano com as contas em dia é repensar a maneira que você está lidando com o seu dinheiro e rever todas as entradas e saídas, ou seja, será que você está gastando corretamente para o quanto ganha?

É importante elencar uma porcentagem para cada despesa que a sua renda será destinada. Por exemplo: alimentação, lazer, saúde, estudos etc. 

Na hora de fazer essa retrospectiva, também é bom entender quais os seus gastos supérfluos e quanto você pode economizar cortando-os ou diminuindo. 

Elimine dívidas 

Quando o assunto é se organizar financeiramente, é importante lembrar que, na maioria das vezes, os juros são os grandes responsáveis pela desordem e falta de dinheiro. 

Por isso, priorize o pagamento das dívidas de juros mais altos e considere renegociar termos para tornar os pagamentos mais gerenciáveis e facilitados.

Para isso, entre em contato com cada credor para entender qual é a real situação da sua dívida e qual a melhor negociação você pode conseguir para quitar. 

Faça um planejamento 

Estabeleça metas financeiras de curto, médio e longo prazo. Isso inclui rever assinaturas e contratos, como as de serviços mensais de telefonia, streaming etc. 

Nessa revisão e planejamento, elimine os gastos com serviços que você não usa ou usa muito pouco, optando por otimizar os seus gastos fixos e, até mesmo, encontrar outras soluções mais econômicas. 

No seu planejamento financeiro, é importante rever os seus gastos com consciência e destacar quais deles podem ser eliminados dos seus custos mensais para trazer alívio à sua conta bancária. 

Faça uma reserva para emergências 

Por fim, depois de rever os seus gastos, negociar dívidas e excluir os gastos desnecessários da sua rotina, é hora de ‘fazer um pé-de-meia’ e guardar dinheiro, efetivamente! 

Assim, você chegará ao início do próximo ano sem dívidas e, ainda, com aquele dinheirinho guardado para as contas extras do início de ano, como IPVA, IPTU, matrícula escolar etc. 

Gostou desse conteúdo? Então envia para aquela pessoa que precisa economizar junto com você!

Como ensinar educação financeira para os filhos?

Deixe um comentário

Categorias