Blog Condomínios Dicas

Economizar nas férias: 5 dicas valiosas para a família

Quando o fim de ano chega, o principal assunto na maioria dos lares brasileiros é descanso; as crianças em recesso escolar, os adultos de folga do trabalho. Um dos momentos mais esperados do ano, não é mesmo? Algumas famílias preferem viajar, outras optam por ficar em casa, mas existe um ponto comum entre todas: o desejo de economizar nas férias.

Afinal, poupar nunca é demais e todo gasto desnecessário pode comprometer o orçamento familiar e transformar bons momentos em pesadelos. Sabe aquele turista que viaja, se encanta com tudo na cidade turística, e compra tudo (ou quase tudo) que vê pela frente? Ou, então, aquele que compra presentes para toda a família e amigos que ficaram? E aquele que só frequenta os melhores (e mais caros) restaurantes da cidade?

Se você já foi ou conhece um desses, já deve saber que o momento pode ser muito bom e alegre, mas o pós-férias pode se tornar uma grande dor de cabeça; a fatura do cartão de crédito pode ser a responsável por isso. Por esta razão, agir com consciência e saber economizar nas férias podem ser cruciais para a saúde financeira e mental. É isso que vamos te ensinar agora!

Planeje com antecedência

Por ser um momento tão esperado, as férias devem ser bem planejadas (organizadas e estruturadas) com bastante antecedência.

Viajar ou continuar na cidade?

Qual destino escolhido?

Quantos dias de estadia?

Quantas pessoas estarão presentes?

Qual meio de transporte iremos usar?

Tudo isso precisa ser definido para que a estrutura desse período inicie e você consiga economizar nas férias.

Defina o orçamento

Depois de ter definido os pontos principais das suas férias, se a escolha for viajar, a atenção com os gastos precisa ser redobrada. Por isso, a nossa dica é que você defina um orçamento. Para o período todo, semanal ou diário, esse detalhe fica à sua escolha, mas não deixe de fazer isso. Apenas assim será possível manter o controle sobre os gastos de toda a família e economizar nas férias. Por quê?

Passeios, brinquedos, roupas, comidas, bebidas, acessórios, presentes… São ou não itens capazes de fazer a cabeça de qualquer pessoa? Então, por esta razão, quando o seu orçamento máximo está definido, as chances de sair endividado das férias é menor. Mantenha o autocontrole!

Pesquise o custo-benefício das acomodações

Na hora de escolher o hotel, pousada ou qualquer outro lugar para acomodação, é importante lembrar que nem sempre o mais barato tem o melhor custo-benefício e te fará economizar nas férias.

Por exemplo, um hotel que ofereça pensão completa – café da manhã, almoço e jantar –, mesmo que tenha um valor de diária mais caro, pode custar mais barato, no final das contas. Da mesma maneira que uma acomodação muito distante dos principais pontos turísticos da região escolhida para o passeio, pode encarecer a viagem, ainda que a diária da estadia seja barata.

Então, pense bem e coloque tudo na ponta do lápis.  

Crie roteiros

Organizar os passeios e locais que serão visitados pela família também é essencial quando o assunto é economizar nas férias. Mas não só isso, um roteiro bem feito pode, inclusive, otimizar o tempo, pois você e sua família já planejaram os locais por onde irão passar, que dia e horários isso vai acontecer. Ah, e não esqueça de planejar uma rota que seja compatível com o seu orçamento.

Elenque prioridades

Com o destino escolhido, é normal surgir à mente várias ideias de lugares para conhecer. O pai quer ir ao famoso estádio de futebol da região; a mãe quer visitar os shoppings; os filhos querem ir aos parques. É assim que, geralmente, as coisas acontecem, não é mesmo? Mas como nem sempre a família pode ficar tantos dias fora de casa, alguns pontos turísticos precisam ser retirados da rota.

Para isso, é importante que todos os membros da família elenquem suas prioridades. Isso também se aplica às compras da época, o que cada um deseja, prioritariamente, adquirir na cidade turística e lavar para casa? Dessa maneira, ninguém sai decepciona e a família ainda consegue economizar nas férias.

Ah, aqui temos mais dicas de economia, vem ver!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.