Categories
Curiosidades, Franquia

Última atualização em 21 de dezembro de 2023 por market4u

Nas últimas décadas, as franquias despontaram como um modelo de negócio muito promissor e uma excelente oportunidade para os empreendedores.

Mas como o valor de investimento nem sempre é acessível a todos, as microfranquias são a melhor alternativa, já que proporcionam os mesmos benefícios com o investimento inicial menor. 

Elas podem ser encontradas, atualmente, nos mais diversos segmentos e, segundo uma pesquisa recente realizada pela Y Consultoria e divulgada pelo Portal do Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), são uma ferramenta de transformação socioeconômica. 

Mas antes de falarmos mais sobre isso, que tal relembrar o que é, de fato, uma microfranquia?

O que é uma microfranquia?

As microfranquias possuem um valor máximo de investimento inicial e, assim como as franquias, utilizam o modelo de franchising. Esse valor é definido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e considera três vezes o valor do Produto Interno Bruto (PIB) anual por habitante no país. 

Atualmente, para ser considerada uma microfranquia o valor de investimento máximo precisa ser de R$105 mil. Além da diferença no valor de investimento inicial, as microfranquias são caracterizadas por possuírem, geralmente, uma operação mais simples em comparação com as franquias tradicionais. Mas vale lembrar que todas devem ser regulamentadas pela Lei das Franquias

71,42% dos entrevistados progrediram de renda 

Agora que já relembramos o que é uma microfranquia, suas principais características e benefícios, vamos à pesquisa, que ouviu 77 franqueados de nove redes, e mostrou que 85% dos empreendedores investiram abaixo de R$ 50 mil e 71,42% progrediram de renda e/ou mantiveram-se com renda acima de R$ 10 mil/mês. 

“A pesquisa teve enfoque no aspecto econômico e de renda, de capacitação e de treinamento, e de entendimento de bem-estar social”, explica Eduardo Santinoni, sócio fundador da Y Consultoria.

Ainda conforme a pesquisa, a capacitação e treinamento da franqueadora para os franqueados os deixa muito melhor preparados para atuarem no segmento em que estão inseridos. Sendo assim, 54,54% deles entenderam que o acesso a itens básicos melhorou. Além disso, 81,81% dos entrevistados são otimistas em relação ao futuro no franchising.

market4u é a 4ª maior microfranquia do país

Com mais de 2.000 lojas espalhadas por todas as regiões do Brasil, o market4u, a maior rede de mercados autônomos da América Latina, foi considerado neste ano de 2023, pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), 4ª maior microfranquia do Brasil, ficando entre as 10 maiores por número de unidades. 

Atualmente, o investimento inicial para ser um franqueado da rede é de R$ 75 mil para a abertura de uma loja, mas, posteriormente, a média de lojas por franqueado é de 5 a 10, sendo que alguns chegam a ter até mais de 30. 

Quer conhecer mais sobre o market4u? Acesse ↓

Franquias

Deixe um comentário

Categorias