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Franquia

Última atualização em 15 de março de 2024 por market4u

Se você já empreende ou se está pensando em abrir seu próprio negócio, deve saber que um dos maiores desafios para iniciar um é o investimento inicial, que pode ser bem alto, dependendo do modelo escolhido e geralmente leva anos de trabalho e dedicação para ter retorno – além dos outros gastos envolvidos no processo. Por isso, uma  microfranquia pode ser uma excelente opção para quem deseja empreender sem ter um capital tão alto e obter retorno rápido.

Neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber para definir se uma microfranquia é o negócio ideal para você e quais os primeiros passos para iniciar. Acompanhe!

O que é uma microfranquia?

Antes de qualquer coisa, é importante entender o que exatamente é uma microfranquia. Por definição, as microfranquias utilizam o modelo de franchising e possuem um valor máximo de investimento inicial.

Esse valor é definido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e considera três vezes o valor do Produto Interno Bruto (PIB) anual por habitante no país. Atualmente, o valor de investimento máximo é de R$105 mil para um negócio ser considerado uma microfranquia.

Quais as diferenças entre a microfranquia e a franquia tradicional?

A maior diferença entre a microfranquia e a franquia tradicional está no valor do aporte financeiro. No entanto, a operação de uma microfranquia costuma ser mais simples em comparação com as franquias tradicionais. Atualmente, há também muitas empresas que oferecem a opção de abrir uma microfranquia em home office, o que elimina diversos custos com espaço físico, por exemplo.

É interessante ressaltar que, assim como as franquias tradicionais, as microfranquias também são reguladas pela Lei das Franquias, que abrange a necessidade do Circular de Oferta de Franquia com todas as informações necessárias e detalhadas, a ausência de vínculo empregatício entre franqueado e franqueador, entre outros aspectos.

Quais as vantagens em ter uma microfranquia?

Já citamos o custo mais baixo da microfranquia, que é uma das vantagens de maior destaque deste modelo de negócio. Neste sentido, é importante ressaltar que um investimento mais baixo não é sinônimo de menor retorno financeiro. É possível que uma microfranquia atinja um faturamento próximo ou até mesmo mais alto do que uma franquia tradicional. Afinal, o ponto principal que define o sucesso de um negócio é uma boa gestão!

Além disso, investir em uma microfranquia une todas as vantagens de um negócio já testado e consolidado. Ao invés de começar do zero, o empreendedor que investe em microfranquia já possui um plano de negócios bem definido, além de suporte, treinamentos e materiais oferecidos pela franqueadora.

Também há um auxílio da franqueadora em relação à divulgação, a busca por ponto comercial (caso necessário), consultorias para resolução de problemas, facilidade para negociar com fornecedores e outras vantagens.

Quando uma pessoa decide investir em uma microfranquia, ela investe em uma marca já reconhecida, que possui um padrão definido e bom conhecimento do público-alvo, o que diminui bastante os riscos do negócio e problemas na gestão.

Quais as desvantagens em ter uma microfranquia?

Ao considerar investir em uma microfranquia, é muito importante conhecer o seu perfil como empreendedor, entender as suas motivações e saber quais são as suas pretensões com esse negócio.

Microfranquias possuem diversas vantagens, como já citamos acima, mas podem ser pouco interessantes para quem busca criar algo diferente, para quem quer um negócio personalizado e que tenha as suas próprias características ou busca maior liberdade na hora de tomar decisões.

É importante lembrar que o modelo de microfranquias é padronizado e deve seguir uma série de regras a respeito da identidade visual, dos produtos, do atendimento e tudo o que está envolvido no negócio.

O franqueado também não possui autonomia nas decisões internas da franquia. Se você não se identifica com esse perfil, talvez uma empresa criada por você traga mais realização no empreendedorismo.

Outro ponto que pode desagradar a alguns empreendedores é o pagamento de royalties para a franqueadora, que é o percentual em cima do faturamento e que está presente em alguns modelos de microfranquia.

Afinal, vale a pena investir em uma microfranquia?

Investir em uma microfranquia pode ser uma excelente saída para quem quer empreender ou expandir os negócios de forma sólida e bem estruturada e principalmente com um baixo custo.

Há opções de microfranquias nos mais variados segmentos e o mercado está voltando a crescer e se recuperando após a pandemia. No entanto, é importante conhecer bem o funcionamento desse modelo de negócio, se identificar e, principalmente, se dedicar para o seu crescimento.

Por que o market4u é a melhor opção de microfranquia?

Recentemente o martket4u, a maior rede de mercados autônomos da América Latina, recebeu da ABF o título de 4ª maior microfranquia do país. A rede já contabiliza mais de 2.000 unidades e mais de 300 franqueados em todas as regiões, e se destaca pela tecnologia própria, pela força de marca e pelo suporte prestado aos empreendedores que fazem parte da rede.

market4u: a maior microfranquia do Brasil

Em fevereiro de 2024, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou ranking atualizado que consolidou o market4u como a maior microfranquia do país. A rede saiu do quarto lugar no último levantamento para a liderança. O resultado é referente ao demonstrativo do ano anterior, quando a rede atingiu a marca de 2100 unidades e recebeu um novo franqueado a cada 24h.

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