Categories
Franquia

Última atualização em 21 de março de 2024 por francine.santos

Atualmente, as microfranquias emergem como uma opção atraente para quem busca oportunidades para empreender ou diversificar negócios. 

A verdade é que essas versões ‘compactas’ das franquias tradicionais oferecem uma entrada facilitada no mundo do empreendedorismo com todas as vantagens e benefícios que o franchising proporciona: suporte da marca, modelo de negócio testado e comprovado, e uma estrutura que pode se adaptar a uma variedade de setores e perfis de investidores. 

E para te ajudar nessa missão empreendedora, neste post vamos explicar sobre como encontrar a microfranquia ideal para você. Mas, antes, vamos relembrar a definição de microfranquia?

O que é uma microfranquia?

As microfranquias seguem o mesmo princípio das franquias tradicionais, mas com um escopo mais enxuto e investimentos iniciais mais acessíveis. 

Neste modelo de negócio, uma franqueadora concede a um franqueado o direito de usar sua marca, produtos e métodos comerciais em troca de taxas e royalties. Enquanto a franqueadora detém a marca e fornece suporte estratégico, o franqueado é o empreendedor local responsável por operar a unidade franqueada.

Conforme a Associação Brasileira de Franchising (ABF), para ser considerada uma microfranquia o negócio precisa ter o investimento inicial de até R$ 135 mil.

Agora que já relembramos o conceito de microfranquia, vamos aos pontos de atenção na hora de escolher a sua!

Autoavaliação

Antes de escolher a microfranquia certa para você, é essencial que você faça uma autoavaliação criteriosa e leve em conta suas habilidades e aptidões. 

Aquelas habilidades que você adquiriu ao longo da vida e que são facilmente perceptíveis por onde passa podem ser a peça-chave para o sucesso do seu empreendimento. Este é o momento de capitalizar em suas habilidades em prol do seu negócio!

  • Você se destaca por sua habilidade de comunicação?
  • Tem um talento natural para vendas e negociações?
  • Demonstra habilidades eficazes de gerenciamento e organização?
  • Ou prefere trabalhar de forma mais independente e reflexiva?

Ao considerar esses aspectos é possível determinar o segmento de negócio mais adequado para você investir e, dessa maneira, obter sucesso com uma microfranquia. 

Pesquisa de mercado

Depois de fazer uma autoavaliação, é importante pesquisar o mercado para encontrar a microfranquia ideal. Mas em que realmente consiste ‘fazer uma pesquisa de mercado’? Fazer uma pesquisa de mercado significa realizar uma análise abrangente do ambiente empreendedor. 

Isso envolve analisar as tendências e inovações, compreender as necessidades e desejos das pessoas, além de avaliar o potencial de faturamento do setor em questão. É fundamental também examinar a tecnologia envolvida no negócio, já que esse é um pilar fundamental para escolher um negócio para empreender. 

Somente após essa análise minuciosa é possível determinar se o negócio tem reais chances de prosperar e garantir o sucesso empreendedor.

Avaliação do franqueador

Para garantir o sucesso empreendedor ao escolher uma microfranquia, é importante que você analise e escolha a rede franqueadora com cautela.  Isso porque, a reputação, o histórico e o suporte oferecido aos franqueados pela franqueadora é crucial para o desenvolvimento do negócio. 

Histórico

Então, ao escolher uma microfranquia, pesquise e avalie a reputação da rede no mercado e busque por avaliações de outros franqueados, pois uma empresa com uma reputação sólida e um histórico de sucesso proporciona um ambiente propício para o crescimento e prosperidade do franqueado. 

Suporte

Um dos benefícios mais importantes de investir em uma franquia é o suporte oferecido pela franqueadora, que já possui know-how na área escolhida. Por isso, antes de tomar uma decisão, certifique-se de entender o nível de suporte disponível, incluindo treinamento inicial, assistência em marketing, apoio operacional e suporte contínuo ao longo do tempo. 

Pode ter certeza que uma franqueadora comprometida com o sucesso de seus franqueados, assim como o market4u, tem um robusto programa de suporte para ajudar os empreendedores a alcançar os seus objetivos. 

Além disso, é importante que você avalie a estabilidade financeira da franqueadora, o potencial de crescimento da marca e do modelo de negócio, a inovação e adaptação da empresa às mudanças do mercado.

No market4u, a maior rede de mercados autônomos da América Latina, e maior microfranquia do Brasil, os franqueados contam com tudo que precisam para gerir os seus minimercados e, dessa maneira, escalar suas operações. A maioria tem uma média de 5 lojas, mas muitos também têm mais que isso, chegando a cerca de 50 minimercados em suas franquias. 

Então, se você quer alcançar o sucesso empreendedor com uma microfranquia, conheça e escolha o market4u, a maior do Brasil! Clique no banner abaixo e cadastre-se!

Deixe um comentário

Categorias