Categories
Blog, Condomínios, Franquia

Você está pensando em abrir o seu próprio negócio e quer dar esse passo apostando em uma franquia de mercado autônomo? Então este post foi feito para você, pois contamos tudo sobre esse segmento, que é um dos mais promissores da década, e disponibilizamos cinco dicas úteis para você ter sucesso no negócio!

Mas antes de irmos às dicas, vamos lembrar do porquê do varejo autônomo ser uma ótima opção para empreendedores e investidores. É verdade que o segmento despontou com a pandemia, mas continua em alta (o que deve acontecer por muitos anos) porque as pessoas acostumaram-se a uma nova maneira de viver, onde podem pedir e receber tudo em casa.

E se o consumidor gosta de ter essa facilidade, imagine contar com um minimercado disponível no seu condomínio ou empresa 24h por dia? As pesquisas pós-pandemia já apontavam que a busca por serviços que proporcionam bem-estar só iria crescer, e foi justamente isso que observamos. 

Em 2023, o market4u bateu todos os seus recordes, tanto em venda de produtos nos Pontos de Experiência (PDX) quanto em venda de franquia e número de lojas inauguradas em condomínios e empresas. E continuamos registrando crescimento no número de interessados em ter um mercado autônomo. 

Agora, vamos às dicas para você, assim como os nossos mais de 400 franqueados, ter sucesso nesse modelo de negócio. 

Seja realista 

Quando falamos em franquia de mercado autônomo, muitos pensam que isso significa pouco trabalho e empenho, mas não é bem assim. A verdade é que mesmo que você fature 24h por dia, sem precisar estar no local ou deixar um funcionário in loco, a preparação, gestão e tecnologia por trás disso precisa ser excepcional. 

Apenas assim você conseguirá administrar o seu negócio de maneira inteligente, proporcionando o melhor para os clientes e obtendo um lucro real. Por isso, a tecnologia é tão importante e tem papel essencial no varejo autônomo. Aliás, é sobre ela que falamos no tópico abaixo!

Não abra mão da tecnologia 

Ao pesquisar por uma franquia de mercado autônomo, observe e entenda sobre como funciona a tecnologia que dá vida à rede, quais funcionalidades o sistema de gestão oferece e, principalmente, como os clientes são beneficiados. 

No sistema do market4u, por exemplo, os franqueados dispõem de uma tecnologia própria, que garante uma gestão eficiente e em tempo real. Os clientes realizam suas compras por meio do aplicativo e, por isso, o franqueado conhece as especificidades de cada PDX, assim como de cada cliente, e consegue realizar promoções certeiras, além de enviar notificações personalizadas a cada grupo de clientes. 

Monitoramento é fundamental 

Quando falamos em tecnologia, não podemos esquecer que o monitoramento também faz parte desse pacote e que, apesar do modelo de negócio do mercado autônomo ser baseado na confiança, monitorar as lojas é um ponto fundamental para a sustentabilidade da operação. 

Por isso, o market4u desenvolveu, em parceria com uma das principais marcas de tecnologia do país, um sistema próprio de monitoramento, que utiliza machine learningpara identificar interação com as gôndolas e geladeiras e alertas sobre quando isso acontece sem que haja a finalização da compra, ou seja, o pagamento. 

Lembre-se que precisa escalar 

Além de todas as outras questões já citadas aqui, outro detalhe muito importante para quem deseja alcançar o sucesso com uma franquia de mercado autônomo é lembrar que a operação precisa escalar para se tornar realmente rentável. 

Ou seja, você até pode começar pequeno, com uma ou duas lojas, mas precisa ter um plano de expansão. E isso só é possível quando há tecnologia aliada ao negócio. 

No market4u, temos franqueados com mais de 30 lojas, que só conseguem gerir e lucrar com essa operação porque usufruem de uma tecnologia de ponta. 

Então, na hora de optar pela sua franquia de mercado autônomo, se atento a todos os pontos citados aqui. Ah, e se quiser conhecer mais sobre a nossa rede, que é a maior do Brasil, acesse 👇

Franquias

Deixe um comentário

Categorias