Categories
Franquia, Síndicos

Última atualização em 23 de fevereiro de 2024 por market4u

O grande diferencial de um mercado autônomo é que nele os clientes fazem suas compras totalmente sozinhos. Essas lojas chegaram há alguns anos no Brasil e são cada vez mais encontradas em condomínios, empresas, faculdades, hotéis, academias e outros espaços privativos que têm circulação de pessoas diariamente. 

Mas se você ainda não sabe como os mercados autônomos funcionam e qual a sua importância para o varejo, este post vai te explicar tudo! 

O que é um mercado autônomo?

Mercados autônomos são lojas onde os consumidores escolhem o que querem, realizam o pagamento e retiram os produtos das gôndolas e geladeiras sem a ajuda de nenhum atendente (caixas ou colaboradores). 

Como funciona um mercado autônomo?

Os mercados autônomos são instalados em espaços privativos. Essas lojas ficam abertas 24h por dia e oferecem muita praticidade e facilidade para a rotina dos clientes.

Isso só é possível por meio da tecnologia, tendo em vista que a maioria das empresas que oferecem esse serviço de compra autônoma utiliza o aplicativo como base do negócio. 

Algumas ainda têm a máquina de cartão como principal forma de pagamento nas suas unidades, mas dificilmente conseguem conhecer o perfil de consumo dos seus clientes e oferecer uma experiência realmente satisfatória, além de dificultar o dia a dia de quem faz a gestão desses pontos.

Como essas lojas de autoatendimento surgiram?

A primeira loja de autoatendimento registrada oficialmente é a loja da Amazon Go, inaugurada em Seattle em janeiro de 2018. O interessante é que, antes disso, a unidade ficou aberta mais de um ano apenas aos funcionários da Amazon como um “teste”. 

Nas lojas da Amazon, os clientem baixam o aplicativo e digitalizam um código exclusivo para entrar. Com isso e todos os sensores e câmeras instalados nessas unidades, os consumidores apenas pegam os produdtos e saem; a conta chega diretamente no app, sem a necessidade de totem de pagamento ou escaner de código de barras. 

Em 2019, a primeira loja autônoma do Brasil foi a Zaitt, que surgiu de um projeto de faculdade de quatro amigos do Espírito Santo, com a criação de um aplicativo de distribuição de bebidas que cresceu e se transformou na primeira loja autônoma do Brasil, localizada na Praia do Canto, em Vitória, que oferecia mais opções de produtos de supermercado. 

Depois disso, muitas outras redes surgiram no Brasil. O market4u, a maior rede de mercados autônomos da América Latina, inaugurou sua primeira loja em 2020, na cidade de Curitiba-PR. Em 2022, dois anos depois, já são mais de 2.000 unidades em todas as regiões do país, mostrando ser o modelo de negócio mais rentável do segmento de lojas sem atendentes. 

Quantos mercados autônomos existem no Brasil? 

Pesquisas e levantamentos sobre o segmento apontam que já são mais de 10 mil unidades de mercados autônomos no Brasil. Isso contando com todas as redes existentes no país. A curiosidade é que essas lojas já ultrapassaram o número de supermercados que, conforme a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) são 90 mil. 

Como funciona a instalação do market4u?

Para ter um mercado autônomo no seu condomínio, é necessário fazer um cadastro no site, aguardar o contato dos consultores e alinhar expectativas. Para a instalação do market4u não é preciso pagar nada, ou seja, o serviço não tem custo e ainda agrega valor e leva comodidade às pessoas. 

Nas conversas de alinhamento, são verificados alguns pontos como a viabilidade de instalação no local, o projeto arquitetônico para o espaço disponível e os detalhes do contrato, tendo em vista que o local precisa apresentar algumas características pontuais para receberem uma loja. 

Com tudo isso alinhado, o market4u se responsabiliza por toda a instalação das gôndolas e geladeiras e por toda a logística rotineira do mercado (limpeza, organização e reposição de produtos), assim como eventuais manutenções que sejam necessárias nos equipamentos. 

Qual o custo de um mercado autônomo?

Para ter um market4u no seu condomínio ou empresa, você não precisa pagar nada. Agora, se a sua intenção é ser dono de alguma dessas lojas, você pode comprar uma franquia. Para ter uma franquia do market4u, por exemplo, o investimento inicial é de R$ 150 mil para a abertura de cinco lojas. 

Se você decidir que quer seguir esse caminho sozinho e viver a realidade do empreendedorismo raiz, essa aula abaixo, de como abrir a sua operação de mercados autônomos pode ajudar. 

https://www.youtube.com/watch?v=kqFASvJIz_U&t=19s

Quais as vantagens de ter um mercado no condomínio?

As vantagens de ter um mercado no condomínio são inúmeras: produtos disponíveis 24 horas por dia, segurança por não precisar sair de casa para fazer as compras do dia a dia, promoções exclusivas e personalizadas, valor agregado ao imóvel, várias formas de pagamento. 

Quais as vantagens de ter uma franquia de mercado autônomo?

Os benefícios que uma franquia de mercado autônomo oferece são inúmeros, mas nós listamos os principais: modelo de negócio pronto, tecnologia pronta, know-how de profissionais experientes, treinamentos, suporte em todas as etapas do negócio e troca de experiências.

Agora que você já sabe mais sobre os mercados autônomos, entenda mais sobre a franquia do market4u, a maior rede da América Latina. 

https://market4u.com.br/procurando-uma-franquia-inovadora-e-lucrativa-confira-04-motivos-para-investir-no-market4u/

 

Deixe um comentário

Categorias