Última atualização em 23 de fevereiro de 2024 por market4u
Cada vez mais as pessoas buscam economizar, principalmente nas compras de mercado, que é um dos maiores gastos das famílias. E nesta corrida pelos melhores preços, o número de consumidores que vão mais vezes ao mercado aumentou.
De acordo com a pesquisa Consumer Insights 2022, os consumidores brasileiros que vão pelo menos oito vezes por mês ao mercado passaram de 18,9%, em 2021, para 26,9% no ano passado. A grande curiosidade é que na maior parte do mês (os 20 últimos dias) as compras são feitas por urgência ou necessidade, já que nesta época é mais difícil encontrar ofertas nos atacarejos.
Consumidor phygital faz mais compras no mês
Com o avanço constante da tecnologia e, consequentemente, do e-commerce, os brasileiros também passaram a consumir mais produtos dentro das suas próprias casas, ou seja, sem sair para comprar.
A pesquisa aponta que os consumidores offline fazem 95 compras em um ano, enquanto os consumidores online fazem 110. O crescimento de pessoas que compram online também aumentou: passando de 19,7, em 2021, para 23,2% em 2022.
Bem-estar e comodidade
Isso vai de encontro à pesquisa https://www.sebraepr.com.br/tendencias/, divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no ano passado, que elencou as principais tendências de comportamento e consumo. Entre elas, estava a busca das pessoas por serviços que contribuem para a comodidade e o bem-estar.
“Cada vez mais vamos ver as pessoas buscando qualidade de vida e otimizar o tempo é uma das maneiras de alcançar esse bem-estar. Por isso, os mercados autônomos tornam-se mais importantes a cada ano que passa; alcançamos tanto o consumidor online, por meio das promoções ativas no aplicativo, quanto o offline, que vai conhecer o mercadinho no seu condomínio ou na sua empresa e se render ao download do app para realizar suas compras sem sair de casa”.
Eduardo Cordova, CEO do market4u
Mercados em condomínios são a melhor opção para esses consumidores
Já que o brasileiro passa dois terços do mês fazendo compras em caráter de urgência ou necessidade e preza por serviços que contribuem para o seu bem-estar, os mercados em condomínios tornaram-se a melhor opção. Pois a ideia é justamente essa: levar praticidade para quem precisa comprar um produto rapidamente, quando está no meio de uma receita, por exemplo, ou servir de conveniência para as compras do dia a dia.
O market4u, a maior rede do segmento no Brasil, ainda vai além, oferecendo por meio do Super App a opção de compras programadas, que são entregues em casa, e os serviços que os clientes também solicitam pelo app.
Por serem a melhor opção para os consumidores, esses mercadinhos autônomos destacam-se entre os empreendedores que desejam investir em um negócio altamente rentável e escalável, que não precisa de funcionários, pois baseia-se na honestidade e tecnologia para a realização das compras.
Quer entender melhor sobre a franquia do market4u? Acesse ↓