O serviço de autoatendimento está em pleno crescimento e o setor de franquias também é impactado com isso. Estudos apontam que até 2027 o mercado de autoatendimento deve crescer cerca de 11% ao ano e movimentar US$ 6,5 bilhões.
Mas esse movimento não é tão recente assim, já que, em 2020, 29% das transações de varejistas de alimentos foram realizadas por self-checkout e ultrapassaram o valor de US$ 3,5 bilhões, de acordo com a Global Market Insights.
“Depois que o cliente faz o primeiro pedido no autoatendimento, ele não vai mais ao balcão, pois sente a facilidade do processo. Além disso, o autoatendimento empodera o consumidor e aumenta o ticket médio”.
Ricardo Bomeny, CEO do Grupo BFFC, detentor das marcas próprias Bob’s e Yoggi, e franqueado das marcas Pizza Hut e KFC
Autoatendimento alcança público de todas as idades
Diferente do que muitas pessoas pensam, os serviços de autoatendimento no setor de alimentação alcançam públicos de todas as idades.
“O público que usa o autoatendimento é de todas as idades. E se o cliente mais velho usou a primeira vez, ele não deixa mais essa autonomia, e fica até vaidoso por poder, eventualmente, ensinar outras pessoas a usar o serviço”.
Ricardo Bomeny
Uma prova disso são os mercados autônomos, lojas sem atendentes, que atendem clientes de todas as idades, até os mais velhos.
“No market4u, temos clientes que passam dos 60, 70 e até 80 anos e, por incrível que pareça, são os nossos melhores clientes, com recorrência de compra e ticket acima da média”.
Eduardo Cordova, CEO do market4u
Seu Valdemar, cliente do market4u, a maior rede de mercados autônomos da América Latina, até ensina as outras pessoas como comprar.
Gestão das lojas de autoatendimento
As lojas de autoatendimento vieram para ficar e facilitar a vida de todos, mas para o empreendedor, que investe em um negócio como esse ou que quer transformar a sua loja tradicional em um modelo autônomo, quais as maiores dificuldades e vantagens?
De acordo com Eduardo Santinoni, sócio-diretor na Y Consultoria, há desafios importantes para entender.
“Esses desafios acontecem desde a operação à integração. E quando comentamos sobre isso, estamos falando até mesmo de arquitetura, por exemplo, sobre a experiência do cliente dentro da loja e tantas outras coisas que podem agregar nisso”.
Entre as vantagens que fazem o negócio valer a pena, economizar com funcionários, experiência do cliente e aumento do ticket médio são as principais. Mas é importante lembrar que para gerir lojas ou caixas de autoatendimento é necessário que o empreendedor conte com uma tecnologia de ponta.
No market4u, por exemplo, os franqueados contam com a tecnologia própria da rede, que proporciona
Franquia de lojas de autoatendimento
No market4u, por exemplo, os franqueados contam com a tecnologia própria da rede, que proporciona um sistema de gestão de estoque e rotas de abastecimento inteligente, roteirização com mapa e checklist de acompanhamento, além de alertas e relatórios e B.I.
Para facilitar ainda mais a vida do empreendedor, o market4u oferece ao franqueado treinamentos de onboarding, suporte e acompanhamento em todas as etapas do processo.
Quer saber mais sobre o que é, e como funciona uma franquia de mercados em condomínios? Esse post aqui te explica tudo ↓