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Última atualização em 23 de fevereiro de 2024 por market4u

O plano operacional é uma das etapas do plano de negócio e, assim como as demais fases, também é muito importante para a implantação e o crescimento saudável de um negócio. 

Afinal, é ele que dá vida ao planejamento estratégico e a todas as metas e objetivos que, até então, estavam apenas no papel. Para entender mais sobre isso e aprender a como fazer o plano operacional para a sua empresa, continue a leitura!

O que é plano operacional?

O plano operacional, também conhecido como plano de trabalho, tem foco no dia a dia da empresa, ou seja, no fluxo de trabalho, onde as tarefas são divididas de maneira justa e clara, para que possam ser executadas com organização. 

O planejamento operacional é o documento que vai guiar todos os processos, recursos e pessoas que colaborem internamente com a empresa.

Geralmente, as companhias dividem esses Processos Operacionais Padrão (POP’s) por setor, que subdividem esses processos em funções, mas para colocar em prática o plano operacional, é importante levar em consideração o porte e as características da sua empresa. 

Como fazer um plano operacional? 

Agora que você já sabe o que e qual a importância de um plano operacional para o negócio, é hora de ir para a prática e fazer o seu. Vamos aprender o passo a passo? 

Planejamento estratégico 

Antes de montar o plano operacional para o seu negócio, você precisa ter um planejamento estratégico pronto, ou seja, um estudo de mercado, uma análise de concorrência e um plano financeiro, pois apenas com isso em mãos é possível definir os seus objetivos e realmente desenhar o seu empreendimento.

Tarefas e prazos 

Com os objetivos da sua empresa definidos, é hora de efetivamente construir o plano operacional. Nele, devem estar elencados quantos setores a sua empresa precisa ter, pelo que cada setor será responsável, qual o volume de tarefas e quantos colaboradores serão necessários para alcançar esses objetivos. 

É nesta etapa que são definidos os prazos para que as tarefas sejam executadas ou para que os objetivos sejam conquistados. Por exemplo, vamos vender 1.000 produtos por semana e para isso vamos precisar de dois vendedores, que precisam entrar em contato com 5.000 leads neste período. 

Além disso, o plano operacional deve citar o passo a passo de como cada tarefa deve ser executada, pois isso é o que garante agilidade e padrão nos serviços e/ou produtos entregues. 

Responsáveis

No plano operacional além de constar a divisão de atividades, como já citamos aqui, é necessário que conste qual o profissional que será responsável por cada uma delas e quais qualificações são necessárias para assumir a função. 

Indicadores 

Depois de ter boa parte dos seus processos prontos, é hora de elencar indicadores de performance para saber se o seu plano operacional está dando certo ou não. Esses indicadores, também conhecidos como KPI’s, variam conforme o segmento do seu negócio. 

Pronto, agora você já sabe como fazer um plano operacional para o seu novo negócio ou para a sua empresa, vem entender melhor porque ter um plano de negócio completo é tão importante ↓

https://market4u.com.br/vai-empreender-aprenda-como-fazer-um-plano-de-negocio

 

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