Última atualização em 23 de fevereiro de 2024 por market4u
Um dos setores mais rentáveis da economia, o varejo é uma ótima opção para quem deseja empreender, principalmente o varejo supermercadista, por comercializar itens de necessidades básicas. A verdade é que abrir um mercadinho, uma mercearia ou um minimercado, como você preferir chamar, é contar com um negócio certamente lucrativo.
Mas sabemos que o empreendedorismo não é um caminho fácil e, por isso, preparamos algumas informações e dicas de como montar um mercado, mesmo com pouco dinheiro, e desfrutar de todas as vantagens que o varejo supermercadista oferece aos empreendedores.
Para abrir um mercado tradicional, é necessário seguir alguns passos que garantirão o sucesso do seu negócio.
Ter ou alugar um espaço
Para abrir um mercado, o primeiro passo é escolher a região em que você deseja atuar e comprar um alugar o espaço. Para essa questão, é importante dar preferência para um ponto movimentado, que tenha um fluxo grande de pessoas. É importante pensar também em um local que tenha espaço para estacionamento, destinado aos clientes.
Abrir um CNPJ e conseguir as licenças necessárias
Depois de ter o local escolhido, é necessário buscar ajuda para formalizar a sua empresa e buscar junto aos órgãos competentes as licenças municipais, estaduais e federais necessárias para atuar de maneira lícita.
Comprar as gôndolas, geladeiras e freezers
Para conseguir colocar o seu mercado para funcionar, é necessário adquirir as prateleiras, gôndolas, geladeiras e freezers para armazenar e deixar os produtos expostos aos clientes.
Além dessa exposição, é preciso pensar em um local para armazenar os produtos, uma vez que nem todos ficarão expostos no mesmo momento, e os funcionários do mercado precisam reabestecer os produtos rapidamente.
Escolher fornecedores
Com os espaços para colocar os produtos prontos, é preciso definir qual a variedade você vai vender no seu mercado e buscar fornecedores para cada categoria que será comercializada.
Contratar funcionários
Com o espaço pronto e os fornecedores escolhidos, é hora de contratar os funcionários para lhe ajudar nesta caminhada supermercadista. São eles que vão atender o público, manter o local organizado, as gôndolas e geladeiras reabastecidas e, em algumas vezes, até a administração do seu mercado dependendo da função para qual foram contratados.
Qual o valor necessário para abrir um mercado?
O investimento inicial para abrir um mercado pode variar muito, tem pessoas que conseguem abrir um minimercado com R$ 20 mil, outras que conseguem abrir um mercado com R$ 50, R$ 100 ou só R$ 200 mil. Tudo vai depender da região, do tamanho e do modelo que o empreendedor deseja investir.
Agora, se você pensa em apostar em um modelo inovador e disruptivo, como o de mercados autônomos, a franquia do market4u permite ao investidor ter 5 mercados com R$ 150 mil.
O que não pode faltar em um mini mercado?
Em um mini mercado não pode faltar produtos básicos do dia a dia: alimentos triviais, produtos de higiene, produtos de limpeza, bebidas não alcoólicas, bebidas alcoólicas, pães, hortifrúti e outros.
É importante entender o comportamento dos seus clientes, e com o passar do tempo e adequar os seus produtos a essa realidade, a fim de aumentar a rentabilidade do seu mercado.
Como montar um mercado com pouco dinheiro?
Se você é um empreendedor que quer ter um mercado, mas tem pouco dinheiro para investir, o ideal é que comece com um espaço pequeno, vendendo os itens mais básicos. Faça uma lista dos equipamentos de extrema necessidade e pesquise por esses itens usados. Além disso, tente não contratar funcionários e certifique-se de negociar os melhores preços com os fornecedores.
Agora que você já tem os passos para abrir o seu mercado, dá uma olhada neste conteúdo que fala sobre as vantagens digitais do varejo físico ↓