Categories
Dicas, Franquia

Última atualização em 12 de abril de 2024 por market4u


Estratégias de marketing podem alavancar os resultados do varejo online desde que o supermercadista se posicione em diferentes canais, como site, aplicativos, mídias sociais e até em parcerias com influenciadores.

O online não é muito diferente do offline. É preciso adaptação e mudança do mindset. Para definir estratégias, as principais dicas dos especialistas são: identifique quais são os seus problemas e traga soluções para os clientes; mantenha o consumidor no centro; pense no tamanho e no orçamento da empresa antes de investir em qualquer divulgação.

Diversas ações de marketing podem ser tomadas apenas no ambiente virtual, vamos apresentar 10 delas.

1. Redes Sociais

As redes sociais quebraram barreiras entre empresas, consumidores e até colaboradores, estabelecendo uma comunicação de mão dupla, fazendo com que a jornada do consumidor não seja mais linear.

Pessoas de todas as idades, classes sociais, gêneros e etnias utilizam redes sociais. Portanto, a empresa precisa atuar em redes como Instagram, Facebook, Tiktok e Linkedyn.

2. SEO

O termo em inglês Search Engine Optimization é muito utilizado em qualquer estratégia de marketing digital. De forma bastante simples, SEO é o que vai fazer o site da sua empresa aparecer para o Google.

Portanto, não basta criar um domínio e esperar que os visitantes cheguem. É preciso otimizar para que a ferramenta enxergue valor na sua criação. 

3. Site para mobile

Hoje é mais comum utilizar a internet nos smartphones do que nos computadores. Portanto, otimizar site e conteúdos para o mobile é essencial.

Não apenas porque a experiência do usuário é importante, mas também porque o Google tem levado isso em consideração ao classificar as páginas.

4. E-mail marketing

Apesar de alguns não acreditarem, e-mail marketing gera resultados. Mais de 92% das pessoas adultas utilizam e-mail e 61% utilizam todos os dias!

Se sua empresa não está investindo nisso, pode começar a priorizar essa tática nas suas ações de marketing. Lembre-se que sua lista de e-mails mostra exatamente quantas pessoas te permitiram criar conteúdo e gerar impacto com seu negócio. E nada de fazer spam, ok?

5. Blog Criativo

Marketing de conteúdo é muito importante para o negócio. Uma forma simples de aplicá-lo na prática é criar um blog para a empresa.

A criação vai permitir que a empresa comunique-se não apenas com seu público-alvo, mas com as milhares de pessoas que utilizam o Google todos os dias! A dica aqui é fugir de conteúdos que falem apenas sobre a sua marca, foque nas dores das pessoas e na resolução dos problemas.

6. Parceria com influenciadores digitais

As personalidades digitais têm mudado a forma como as empresas se comunicam com o seu público.

Contudo, antes de negociar com influenciadores digitais, e testar essa estratégia, é importante conhecer os tipos de influenciadores e como cada um pode auxiliar a empresa a ganhar autoridade e aumentar vendas.

Não basta, por exemplo, ter afinidade com o influenciador e saber quantos seguidores ele possui, é preciso entender e definir quais são os objetivos da marca para então procurar influenciadores com o tipo de perfil que ajudará a obter os resultados desejados.

7. Vídeos

O YouTube alavancou a maneira como consumimos conteúdo em vídeo na internet. Investir em um canal pode parecer algo até exagerado para suas ações de marketing, mas lembre-se que esse tipo de formato pode ser utilizado em outras redes sociais.

8. Publicação de conteúdo gerado por clientes

Por meio das redes sociais, é possível coletar como os clientes estão utilizando seus serviços e receber feedbacks diretos.

Alguém fez uma publicação positiva? Peça autorização e publique a página da empresa. Isso humaniza as relações e demonstra que a marca está realmente interessada em quem a utiliza.

9. Sorteios e promoções

Além de divulgar descontos nas redes sociais, experimente sortear produtos ou serviços nelas. Com regras simples — marcar amigos, seguir o perfil etc. —, é possível conseguir muita visibilidade e encantar potenciais clientes.

10. Whatsapp para empresa

Centenas de milhões de brasileiros utilizam o aplicativo Whatsapp todos os dias. Essa é hoje uma das ferramentas mais importantes de marketing.

Além de investir na lista de e-mails, é interessante começar a segmentar e envolver seus contatos via WhatsApp. Criar campanhas que envolvam seus contatos é uma boa pedida. Para tudo ficar ainda mais poderoso — e profissional — tenha um número específico para sua empresa. Nada de usar número pessoal! 

É possível aproveitar esse canal para ter um vínculo mais direto com seu público-alvo. Responda perguntas e tire dúvidas. Dependendo da resposta das pessoas, será possível até mesmo vender utilizando a ferramenta! Não deixe de aproveitar a função stories no WhatsApp também! Publique promoções exclusivas e até mesmo material para divulgar a marca.

Dica: otimizar seu blog e site também é importante! Adicione um botão para “enviar por WhatsApp” nas páginas. Acompanhe as taxas de aberturas de suas mensagens e o retorno que essa tática está tendo.

Essas são as principais ações de marketing digital que podem ser implementados no seu varejo supermercadista para atrair e reter clientes. Então, agora, é hora de colocar em prática! 

Deixe um comentário

Categorias