Categories
Condomínios

Última atualização em 12 de abril de 2024 por market4u

Os conflitos dentro dos condomínios são muitos, e uma questão que sempre gera discussão, por ser cercada de dúvidas, são as vagas preferenciais nas garagens. Afinal, elas são obrigatórias nesses ambientes residenciais? É isso que vamos responder neste post!

O que diz o Estatuto da Pessoa com Deficiência?

O Estatuto da Pessoa com Deficiência foi criado para garantir igualdade e não discriminação. Entre os direitos citados no texto,  está o direito à acessibilidade. 

Art. 8º  É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, à habilitação e à reabilitação, ao transporte, à acessibilidade, à cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à informação, à comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis e de outras normas que garantam seu bem-estar pessoal, social e econômico.

É importante lembrar que as Pessoas com Deficiência (PCDs) não são apenas aquelas que nasceram com algum tipo de deficiência, mas todas que por algum motivo tiveram sua saúde física ou mental abaladas. 

Como funciona a acessibilidade nos condomínios?

De acordo com a legislação, os condomínios são obrigados a reservar pelo menos 1% das vagas como preferenciais para PCDs. Mas existem muitas normas municipais que podem influenciar nesse número, por isso os condomínios residenciais devem estar atentos ao Código de Obras da sua cidade. 

Para os condomínios construídos a muito anos atrás, esses locais devem ser adaptados na garagem. As construções mais recentes geralmente já contam com esses espaços especificados no projeto. 

É importante lembrar que essas vagas especiais dos condomínios não podem ser vinculadas a nenhum apartamento, o seu uso deve ser comum e atender a todas as pessoas com deficiência. 

Quem pode utilizar as vagas preferenciais? 

Os condôminos que possuem a credencial de estacionamento para pessoa com deficiência têm o direito de utilizar essas vagas especiais dentro do condomínio. Esse documento é emitido pelo departamento de trânsito de cada estado, ficando sob responsabilidade do estado a verificação da necessidade. 

Como minimizar conflitos? 

Para lidar com esses casos dentro dos condomínios, os síndicos precisam estudar sobre o assunto para estarem informados e agirem em conformidade com a lei. Depois disso, é importante informar a todos os condôminos sobre o que diz a lei e a importância de deixar as vagas preferenciais livres apenas para as pessoas com deficiência. 

É importante levantar esse assunto nas reuniões e assembleias, a fim de conscientizar sobre a importância do condomínio e dos moradores respeitarem a lei, sempre zelando pela boa convivência. No link abaixo temos um conteúdo que fala sobre como lidar com esses conflitos no condomínios. Acompanhe!

https://market4u.com.br/barulho-garagem-criancas-e-pets-lidando-com-os-principais-conflitos-do-condominio/

Deixe um comentário

Categorias