Blog Curiosidades Franquia Tecnologia

Superproximidade: conceito que invadiu o mundo dos negócios

Negócios que facilitam a vida das pessoas são a grande aposta do momento para a maioria dos empreendedores, e com razão. Afinal, quem não quer ter o dia a dia facilitado? Aliado à isso, temos o conceito de superproximidade que invadiu o mundo dos negócios, principalmente no segmento do varejo. 

Isso porque, nos últimos anos, os consumidores passaram a buscar comércios cada vez mais próximos de casa. A verdade é que o período de isolamento social que vivemos, ensinou a todos nós a viver de uma maneira diferente, não é mesmo? 

Foi aí que esse conceito de superproximidade se tornou mais importante do que nunca, se fortaleceu e se consolidou. 

O que é um negócio de superproximidade?

Se pensarmos pelo ponto de vista de que proximidade são as lojas que estão a uma curta distância do consumidor, temos alguns exemplos que conhecemos há muitas décadas: panificadoras, açougues, empórios, hortifrutis, mercearias e tantas outras. 

Mas quando falamos em superproximidade, essa distância, que já é pequena, deve ser ainda menor, e estar a poucos metros de distância, ou seja, super próximos das pessoas no lugar em que elas estiverem ou passem mais tempo, como a casa, o trabalho e a faculdade. 

Mercados em condomínios 

Recentemente, os mercados em condomínios foram destaque na revista Super Varejo como um modelo de negócio de “superproximidade”. Nessas unidades, os consumidores fazem suas compras de maneira totalmente autônoma, da escolha dos produtos à finalização do pagamento. 

O cliente compra o que quiser, sem sair de casa, na garagem, hall de entrada, salão de festa ou seja qual for o local onde esse inteligente esteja instalado. 

A maior rede da América Latina 

O market4u, a maior rede de mercados autônomos da América Latina, é prova viva de um negócio de superproximidade: aliou tecnologia e varejo, o retail tech, para lançar o seu Super App e chegar a mais de 2 mil unidades e 125 cidades. 

Já são mais de 250 franqueados que usufruem dos benefícios de investir em um negócio de superproximidade, que leva mais praticidade à vida das pessoas e proporciona uma experiência de compra satisfatória.

Tecnologia como aliada 

Para que tudo isso seja possível, a tecnologia é fundamental e, no caso do mercados em condomínio, pode ser dividida em três pontos fundamentais: 

Integração do delivery 

Estar a poucos metros do consumidor já é uma comodidade e tanto para ele, não acha? Com o market4u, esse serviço vai além e oferece uma prateleira infinita de opções, levando tudo que ele deseja até a sua casa. 

Por meio do aplicativo do market4u, os clientes podem encomendar os mais variados produtos em seções como atacado, hortifruti, casa e decoração,  materiais de construção, açougue, farmácia e muitos outros. 

Gestão em tempo real

Além do delivery, é por meio da tecnologia que o market4u faz gestão em tempo real de seus minimercados, verificando quais produtos estão sendo mais vendidos e, consequentemente, precisam ser repostos; quais equipamentos necessitam de manutenção; dashbords diários de fluxo de caixa e avaliação dos meios de pagamentos. 

Análise de dados

Por meio do aplicativo, onde os consumidores pagam as suas compras, o market4u consegue conhecer cada um dos seus clientes e analisar dados específicos de cada ponto de venda; superproximidade é isso, não acha? 

Qual a faixa etária dos clientes que mais compram determinado produto?

Quais os dias com maior número de vendas?

Qual o percentual de venda por cada região?

Essas e outras informações estão disponíveis a todos os franqueados do market4u, que têm informações necessárias para melhorar a performance dos seus mercados. 

Um negócio de superproximidade, tecnológico, escalável e rentável? É isso que o market4u é, a grande revolução do varejo e uma ótima oportunidade para quem deseja investir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.