Blog Curiosidades

Compra programada: o que é e como funciona?

Ir ao supermercado fazer compras para a casa; ao pet shop comprar acessórios para o animalzinho de estimação ou à panificadora garantir o bolo e o brigadeiro para aquela data especial, são situações cada dia mais extintas da vida das pessoas. A resposta para isso é apenas uma: compra programada. 

Um conceito que, outrora, era conhecido apenas para compras de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e automóveis, por exemplo, já ganha todas as áreas das nossas vidas. 

Você já baixou um aplicativo no seu smartphone, selecionou determinados produtos, escolheu a forma de pagamento, o endereço para entrega e recebeu tudo na porta da sua casa? 

Parabéns, você já fez uma compra programada! 

O que é a compra programada?

Uma compra programada se refere a uma transação totalmente on-line, onde o cliente pesquisa, escolhe seus produtos, finaliza o pagamento e tem um prazo para receber o seu pedido. 

Diferente do que acontece com o delivery ou a entrega ultrarrápida, nesse modelo de compra a experiência é diferente, pois o cliente programa um dia para receber. Vamos pensar na seguinte situação:

É quinta-feira, 17h. Pedro lembra que marcou um churrasco com amigos na sua casa, para sábado, às 19h, mas não quer perder tempo indo ao supermercado ou ao açougue. Então, Pedro acessa o aplicativo do market4u, escolhe seu kit churrasco, pois sabe que vai receber em até 48h no condomínio. 

Pedro fez uma compra programada. 

Como funciona?

As compras programadas geralmente são realizadas por meio de um aplicativo, seja de um marketplace ou o próprio app de uma determinada empresa. Mas, na maioria dos casos, elas também podem ser feitas pelo navegador web. Ao acessar esses ambientes, o passo a passo é parecido:

1º Encontre o que deseja pedir

Filtre as características do seu produto ou use o campo de busca. 

2º Consulte o preço, as condições de frete e descrição do produto, analisando se tudo está de acordo com o que você deseja. 

3º Com o produto escolhido, é hora de adicionar ao seu carrinho.

4º Escolha a opção de pagamento, a maioria dos lojistas oferece opções de boleto, cartão de crédito ou pix. 

5º Confirme os dados para entrega; escolha o dia ou confirme o prazo máximo no anúncio. 

6º Aguarde atento à chegada do seu pedido! 

Esse é, geralmente, o processo de uma compra programada. Fácil, né? Agora, conta aqui pra gente, você já costuma programar as suas compras? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.