Blog

Nunca desperdice uma boa crise

Por Eduardo Cordova – CEO market4u & BioGrupo

Uma das coisas que sempre defendo como empreendedor é que o objetivo primário de qualquer empresa deve ser o de resolver um problema real. Especialmente no campo das startups, é comum observarmos negócios naufragando no mercado por terem sido projetados com base nos interesses pessoais de seus idealizadores, e por mais interessantes que suas propostas venham a ser, acabam falhando na tarefa de oferecer soluções verdadeiras para questões coletivas. 

Partindo desta premissa, é fácil compreender por que um momento de crise abre tantas oportunidades de negócio. A própria palavra “crise” já implica em uma infinidade de novos problemas esperando para serem resolvidos. E como as grandes ideias nascem justamente para resolver adversidades, o papel do empreendedor dentro de cenários caóticos passa a ser o de identificar formas de contornar obstáculos e propor soluções efetivas. 

O inverso é também verdadeiro, é claro: tempos de muita estabilidade geram poucas oportunidades de inovação. Quando falamos em “oportunidade”, é importante saber que não estamos nos referindo apenas às oportunidades financeiras, mas sim à possibilidade que as empresas têm de resolver demandas sociais e propor formas seguras de se adaptar às particularidades de cada momento. 

Não por acaso, o market4u, mais nova startup da nossa holding BioGrupo, teve um crescimento tão acelerado durante a crise de saúde gerada pelo Covid-19. Em tempos de isolamento social, fomos capazes de oferecer uma forma inovadora de fazer compras sem sair de casa, através da instalação de minimarkets automatizados dentro de áreas comuns em condomínios residenciais. Esta proposta simples foi capaz de solucionar um dos grandes problemas enfrentados durante a crise e proporcionar mais saúde, segurança e comodidade em um momento tão crítico. 

Em poucos meses de atividade, o market4u expandiu sua equipe de quatro para cem colaboradores e ampliou seu campo de atuação a nível nacional, contando com licenciados em todo o Brasil. Até o final de 2020, nossa projeção de faturamento beira 30 milhões por mês, serão mais de mil unidades em todo Brasil – número que reflete, acima de qualquer coisa, nosso êxito em proporcionar uma forma descomplicada de suprir necessidades básicas do dia a dia. 

Portanto, faço aqui uma citação à célebre frase proferida por Winston Churchill: “Nunca desperdice uma boa crise”. Vamos encarar os desafios que se apresentam diante de nós e responder da melhor maneira possível.

Se tiver buscando uma oportunidade, vem conosco:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.