A estação mais quente do ano está chegando, uma época em que o consumo de energia elétrica aumenta significativamente. E isso pode gerar muitas consequências negativas, tanto financeiras quanto para o meio ambiente, por isso economizar energia no verão é tão importante.
Adotar hábitos mais saudáveis, para diminuir o desperdício, é fazer um consumo consciente desse recurso natural. Afinal, o gasto de energia elétrica está diretamente ligado aos impactos ao meio ambiente; você já parou para pensar quais os processos necessários para transformar recursos naturais em energia elétrica?
Impactos ambientais à geração de energia
As hidrelétricas são as grandes responsáveis pela geração de energia, sendo que as etapas da sua construção impactam, e muito, no meio ambiente. Como?
- Contribuem para a destruição da fauna e da flora, que pode ocasionar o aparecimento de mosquitos nocivos à saúde.
- Desperdiçam e deterioram a qualidade da água.
- Mudam o curso dos rios.
- Retiram comunidades inteiras de determinados locais (em alguns casos).
Apenas esses já seriam motivos para nos fazer pensar no consumo consciente, não é mesmo? Mas é bom lembrar que, além disso, a utilização adequada da energia elétrica pode gerar uma economia de até 40% na sua conta de luz.
Então, pense comigo, quanto você economizaria em um ano se a sua fatura mensal fosse 40% a menos do que você paga hoje? Garanto que muito! Por isso preparamos algumas dicas de economia de energia elétrica no verão.
Dê preferência à luz natural
Como o verão é uma época de temperaturas elevadas, se torna um momento propício para usar e abusar da luz natural, com janelas, cortinas e portas sempre abertas durante o dia. Evite pintar as paredes de casa de cor escura ou utilizar acessórios nesses tons, pois isso impede a claridade natural do ambiente.
Ah, não esqueça de se certificar que as lâmpadas estejam sempre apagadas.
Troque o ar-condicionado pelo ventilador
No verão, as famílias costumam usar constantemente (algumas quase que 24 horas por dia) o aparelho de ar-condicionado, a fim de resfriar o ambiente. Como este equipamento é um dos grandes vilões da conta de energia elétrica nos dias mais quentes, o ideal é que não seja usado ou seja usado pelo menor tempo possível.
Uma dica, para quem gosta da casa bem fria, é ligar o ar-condicionado até que o local fique resfriado e, em seguida, continuar a ventilação com o ventilador, para manter o clima agradável.
Se atente à manutenção dos aparelhos
Além disso, é importante lembrar que todos os aparelhos que funcionam por meio da energia elétrica, precisam estar com a manutenção em dia, principalmente os eletrodomésticos, que também consomem muito. Se estiverem com algum defeito, a tendência é que consumam ainda, afetando a sua conta de luz. Então, as manutenções periódicas são extremamente necessárias.
Opte pelas lâmpadas de LED
As antigas lâmpadas fluorescentes, além de emitirem mais calor, também são verdadeiras vilãs para o consumo de energia, por isso é preciso se certificar de que na sua casa todas as lâmpadas já sejam as de LED, que são muito mais econômicas e menos quentes; ideais para o verão.
Use o chuveiro moderadamente
O chuveiro elétrico é responsável por boa parte da sua conta de energia. Para mudar isso, o primeiro passo é deixá-lo na opção “verão”, onde o consumo é menor. Além disso, se adequar a banhos mais rápidos ou desligar a água enquanto se ensaboa ou massageia os cabelos, pode ser uma ótima saída quando o assunto é economia.
Agora que você já sabe a importância da economia de energia elétrica e algumas dicas de como fazer isso, compartilhe esse post com seus familiares para que todos façam o mesmo.
Até a próxima!
Leia também: