Blog Dicas

Cuidados com a casa: 6 dicas importantes para o dia a dia

Como é o nosso lar, a casa é o lugar onde todos os membros da família devem se sentir bem. E para que isso aconteça, o ambiente precisa estar bem cuidado e com a limpeza em dia, isso garante não apenas a sensação de bem-estar, mas a saúde de todos. Por esta razão, preparamos algumas dicas de cuidados com a casa que você precisa manter no seu dia a dia. 

Por mais que você faxine a casa regularmente (chão, paredes, banheiros e vidros), alguns detalhes também precisam de atenção, mas na correria da rotina podem passar despercebidos, então, é a eles que vamos nos atentar neste post, ok? Vem conferir com a gente! 

Limpe os ventiladores e ar-condicionados 

Essas são equipamentos que têm justamente a função de ventilar (esquentar ou esfriar) o ambiente, mas eles também acumulam muita poeira. Por isso, é preciso manter uma rotina periódica de higienização dos ventiladores e ar-condicionados usados na sua casa. Isso evitará a junção de fungos e não afetará as funções respiratórias dos moradores, por conta de alergias. 

Tire o pó dos móveis regularmente 

Móveis como estantes, criado-mudo, balcões, mesas, cadeiras, geladeiras e armários são objetos que detém muito pó, por isso, precisam receber cuidados regularmente. Utilize utensílios próprios para retirar o pó de cada local e certifique-se de que ele não seja espalhado para outros locais. 

Limpe o sofá e as almofadas 

Como é um local que muitas pessoas passam, o sofá também detém muito pó e sujidades, então, o indicado é que ele passe por uma limpeza a cada 15 dias, pelo menos. Utilize o aspirador de pó sob a superfície e produtos específicos para a limpeza da capa do sofá. Além disso, as almofadas também merecem atenção: o ideal é que as capas sejam tiradas toda semana para lavar. 

Vire o colchão das camas 

Para que os colchões não fiquem deformados e acabem com a saúde da coluna da sua família, é importante que eles sejam virados de um lado para o outro a cada 15 dias. Além disso, eles também precisam ser higienizados periodicamente, pelo menos uma vez por ano, para evitar o acúmulo de sujidades que possam ser prejudiciais à saúde. 

Não coloque roupas úmidas no cesto

As peças molhadas ou úmidas, se coladas junto com roupas secas, formam o mofo e ficam com cheiro ruim. Então, essa é uma atitude que deve ser evitada; uma opção é pendurar a peça molhada no varal, até que seque e você possa colocá-la junto com as demais roupas sujas. 

Mantenha o ambiente ventilado

Manter o ambiente sempre bem ventilado é necessário para garantir a saúde de toda a família, pois o ar precisa circular justamente para evitar o acúmulo de bactérias e vírus. Isso também é o que evitará o contágio de doenças, caso um dos familiares esteja com gripe, por exemplo.

As nossas dicas de cuidados básicos com a casa foram úteis para você? Se sim, compartilhe este post com seus amigos e familiares para que todos conheçam esses truques!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *