Categories
Dicas

Última atualização em 22 de abril de 2024 por market4u

A maternidade e a paternidade nem sempre são tarefas fáceis. Na verdade, existem muitos desafios nesse momento da vida, ainda mais para os pais de primeira viagem, e depois de passar pelos primeiros anos do bebê, quando eles já começam a entender mais sobre o mundo ao seu redor, surge a dúvida: como ensinar educação financeira para os filhos?

Sabemos que as finanças é algo que tem muita importância na vida de todos, por isso, é importante que as crianças aprendam a lidar com ela desde cedo. Mas se a maneira de como apresentar isso aos seus filhos é algo que lhe causa muitas dúvidas, confira as nossas dicas sobre educação financeira infantil. 

Esclareça a sua importância 

Antes de tentar incentivar uma criança a fazer alguma coisa, é importante mostrar a ela o porquê fazer aquilo. Sem entender o valor de algo, a criança dificilmente irá se dedicar, então, explique qual é a importância que a educação financeira terá em sua vida em curto, médio e longo prazo. 

Insira uma mesada na rotina familiar 

Depois disso, insira na rotina familiar um valor de mesada para os seus filhos, seja ela semanal ou mensal, para que as crianças comecem a aprender na prática o valor que tem o dinheiro. 

Para isso, a ideia é reunir toda a família para conversar sobre as necessidades de cada filho, entender e estipular para que eles irão utilizam o dinheiro e qual o valor dessa mesada que eles mesmos deverão administrar. 

Ah, e é importante não voltar atrás, se seu filho gastou mais do que o esperado e ficou sem dinheiro no final do mês, por exemplo, é uma ótima oportunidade para o fazer refletir sobre a situação e não “passar panos quentes” dando mais dinheiro para completar o que faltou. 

Ensine o que é necessidade e desejo 

Ao longo desse período, é importante ir mostrando às crianças sobre o que elas realmente necessitam e o que eles compram apenas por impulso ou desejo. Essa é uma ótima oportunidade também para apontar sobre as escolhas, será que os que elas têm comprado é realmente o produto com melhor custo-benefício ou eles poderiam ser substituídos por objetos mais baratos que fariam a mesma coisa, por exemplo. Faça-os refletir! 

Explique a importância da poupança 

Ainda usando a mesada como experiência, incentivo o seu filho a gastar com responsabilidade, mas também explique o quanto é importante a poupança. Peça que eles guardem determinado valor daquilo que ganham e mostre como isso pode ser usado em uma emergência, ou no final do ano, por exemplo, para comprar algo de maior valor que seja do desejo deles. 

Aqui, você pode instiga-los com o velho cofrinho ou com uma poupança digital, caso seu filho já tenha maturidade para usar uma. 

Seja exemplo 

Por fim, é importante lembrar que, mais do que as coisas que falamos, as crianças observam muito o que fazemos, então, ao mesmo tempo que explica sobre a importância da educação financeira para os seus filhos, você precisa viver o que diz. Pense nisso! 

Gostou das nossas dicas de hoje? Nesse post temos mais dicas de como ensinar as crianças ↓ 

https://market4u.com.br/blog/como-ensinar-as-criancas-a-economizar-nas-compras/

Deixe um comentário

Categorias