Blog Curiosidades Entrevistas

Novembro Azul: sua saúde merece cuidado

Última atualização: 29/10/2021

O market4u nasceu com a premissa de levar mais segurança e comodidade para nossos consumidores por meio de mercados instalados dentro dos condomínios residenciais. Isso quer dizer que, em nossa essência, também nos preocupamos com o bem-estar e com a saúde de nossos clientes, colaboradores, amigos e familiares

Já realizamos campanhas de conscientização sobre o Outubro Rosa e a violência doméstica, e é claro que o Novembro Azul não poderia ficar de fora da nossa agenda. Afinal, sua saúde deve ser sempre prioridade.

Novembro Azul – Mês da conscientização sobre o câncer de próstata

Ao contrário do Outubro Rosa, que surgiu ainda na década de 90, o Novembro Azul é um movimento mais recente. Em 2003, na Austrália, a campanha nasceu com a objetivo de conscientizar a população masculina sobre o diagnóstico e prevenção do câncer de próstata, um dos tipos de câncer que mais mata homens no mundo.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, 1 homem morre no Brasil a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Por não ter sintomas iniciais, muitos pacientes não procuram ajuda médica até que a doença já esteja em estágios mais avançados, e por isso que o exame de toque retal é tão importante depois dos 50 anos de idade e para homens que estão no grupo de risco (obesos e com histórico da doença na família).

Esse tipo de câncer é segundo mais comum em homens em todo o mundo, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, sendo mais frequente na terceira idade, a partir dos 65 anos. Ainda de acordo com o INCA, a incidência da doença é maior em países desenvolvidos do que naqueles em desenvolvimento. A explicação, na verdade, pode estar no diagnóstico da doença, que é mais comum nos países conhecidos como 1º mundo.

Sintomas e grupo de risco

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando o tumor já está maior, pode implicar em dificuldade e dor ao urinar, bem como maior necessidade de urinar durante o dia e presença de sangue.

No grupo de risco estão homens com mais de 50 anos, obesos, com histórico familiar próximo (pai, irmão e avô), e exposição a certos produtos químicos como arsênico, produtos derivados do petróleo e fuligem do escape de motor de veículos.

A importância do exame anual

Infelizmente, muitos homens evitam fazer o exame de toque retal por medo, desconhecimento ou até preconceito, e foi justamente por isso que surgiu o Novembro Azul. Esse exame é de extrema importância, pois é por meio dele que os médicos conseguem identificar a doença ainda no início, e assim, solicitar outros exames para a confirmação do câncer de próstata. 

Quando detectado ainda no começo, o tumor geralmente pode ser removido apenas com cirurgia. Em casos mais avançados, é necessário um tratamento mais agressivo, como quimioterapia e controle hormonal. 

Não deixe de cuidar da sua saúde por medo de um exame. O procedimento é rápido, indolor e pode fazer toda a diferença no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. Cuide de você, consulte seu médico regularmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.