Categories
Condomínios, Curiosidades, Novidades, Parcerias, Tecnologia

Última atualização em 26 de fevereiro de 2024 por market4u

Durante o último mês, o CEO do market4u, Eduardo Cordova, visitou a China, passando pelas cidades de Xangai e Shenzhen, em busca de tendências e novas soluções para o varejo autônomo. 

Além de ser a maior cidade da China, Xangai foi eleita, em 2022 e 2023, pela Juniper Research, a cidade mais inteligente do mundo. A avaliação é baseada em aspectos que abrangem transporte e infraestrutura, energia e iluminação, gestão e tecnologia. 

Pontos que, segundo Eduardo, já eram perceptíveis antes mesmo do desembarque, devido à toda organização e regulamentação do país.

“Percebemos isso devido à complexidade para a concessão do visto e acesso aos Super Apps, para utilização da moeda local para pagamentos”. 

E Shenzhen, por onde Eduardo também passou, não fica para trás. A cidade, que fica no sudeste da China, é uma metrópole moderna que liga Hong Kong ao continente chinês e é conhecida como “Vale do Silício Chinês”. 

Um país sempre à frente 

No pouco tempo que permaneceu em território chinês, ele pôde perceber como o pensamento a longo prazo e a organização dessas cidades é algo realmente impressionante. 

“Xangai já possui 100% da frota de transporte público em veículos elétricos, e cerca de 70% dos veículos que circulam pela cidade já possuem essa tecnologia. O que é viável pelo número de postos para carregamento destes veículos”. 

Eduardo ainda conta que a cidade é planejada e setorizada, sendo possível que cada cidadão tenha acesso, em no máximo 15 minutos, às necessidades como saúde, segurança, educação, esporte e lazer, no entorno do local onde vive. 

Super Apps são tendência mundial 

Ele destaca que a grande tendência mundial, que conseguiu comprovar lá, são os super aplicativos.

“Todos os pagamentos na China são concentrados nos super apps. Por meio deles é possível realizar compras nos mercados, sejam autônomos ou não, alugar bicicletas, acessar o metrô, entre diversas outras soluções”. 

Vale lembrar que o market4u, do qual Eduardo Cordova é CEO, desenvolveu um aplicativo próprio, que, inicialmente, servia apenas como meio de pagamento dos clientes nos pontos de experiência do market4u, mas que se tornou, em 2021, um Super App, entregando muitas outras soluções e funcionalidades aos usuários. 

Serviços e produtos compartilhados estão em alta 

Na viagem, Eduardo também observou o sucesso de ideias de negócios que, por vezes, não deram tão certo no Brasil.

“As cidades chinesas são repletas de bicicletas para aluguel, além disso, existem postos para aluguel de “powerbanks”, evitando que os aparelhos celulares descarreguem”. 

Para ele, a organização dessas cidades acabam refletindo na cultura dos cidadãos, permitindo a utilização dos Super Apps, e o sucesso de negócios como o aluguel das bicicletas, power banks e os comércios autônomos.

“Acredito que muitos desses negócios continuarão se desenvolvendo no Brasil. Não é à toa que o market4u já possui mais de 2 mil pontos de experiência. O nosso desejo é que cada vez mais os cidadãos abram espaço para a utilização desses aplicativos, que concentram as soluções e meios de pagamento digitais e, com isso, facilitam a vida de todos”. 

Quer entender mais sobre o que é o market4u e como funciona? Acesse ↓

Deixe um comentário

Categorias