Blog Dicas

8 dicas para manter a casa limpa e arrumada

Manter a casa limpa e arrumada sempre parece algo impossível, não é mesmo? Mas a verdade é que não é. É claro que isso se torna um desafio, ainda mais se a família for grande e se houver crianças envolvidas nessa história. Por isso, hoje vamos deixar alguns conselhos com atitudes simples que podem te ajudar nessa missão. 

1.Arrume a cama ao acordar 

Se você deseja iniciar uma rotina de organização, isso deve começar logo depois de acordar, e o primeiro passo deve ser a arrumação da sua própria cama. Então, antes mesmo de sair do quarto, dobre as cobertas, alinhe o lençol e deixe os travesseiros em ordem. Isso vai impactar muito no seu dia. 

2.Tenha um cesto para roupas sujas 

A organização de uma casa tem muito a ver com a nossa visão quando olhamos para um ambiente. Por esta razão, é importante manter um cesto para colocar as roupas sujas, seja na área de serviço ou no banheiro, isso evitará que você e seus familiares deixem roupas espalhadas pelo chão, pela cama, ou em qualquer outro local. 

3.Tenha um espaço exclusivo para os sapatos 

Se estiverem em qualquer lugar, os sapatos também se tornam grandes responsáveis por boa parte da desorganização de um ambiente. Então, é ideal que na sua casa haja um local exclusivo para colocá-los, tanto os sujos, ao chegar da rua, quanto os limpos. Esses espaços podem ser separados; na lavanderia, podem ficar os sujos, por exemplo, e no quarto os limpos, mas lembre-se: é necessário manter um local apenas para eles. 

4.Mantenha as superfícies em ordem

As superfícies da sua casa (balcão, sofá, mesa, estante, etc) precisam ficar livres de objetos, isso manterá a organização do local. Então, nada de deixar xícaras em qualquer lugar, fazer as cadeiras de cabide deixando os casacos, chaves ou carteiras. Para cada objeto você deve estabelecer o local correto para guardá-los.

5.Tire a mesa e lave a louça depois de todas as refeições

Eu sei que, às vezes, bate uma preguicinha depois do almoço, não é mesmo? Mas se a sua intenção for manter a casa arrumada e limpa, mande essa preguiça embora e não deixe de tirar a mesa e lavar a louça depois de todas as refeições, até mesmo das menores, como café da manhã, por exemplo. Se for necessário, faça uma lista e divida essa tarefa com os demais membros da família, assim você terá a mesa sempre em ordem e a pia sempre limpa. 

6. Coloque etiquetas nos potes de condimentos 

Ainda falando sobre a área da cozinha, uma coisa que gera muita bagunça na hora de cozinhar é não ter os potes com condimentos identificados. Por isso, a nossa dica é de que você coloque uma etiqueta em todos, com os nomes dos condimentos. O mesmo pode ser feito com as carnes que ficam no congelador, isso evitará transtornos na hora de descongelar. 

7.Não acumule coisas que não usa 

Sabemos que desapegar não é uma tarefa fácil, afinal, como se desfazer de objetos que compramos com tanto carinho, não é mesmo? Mas isso é necessário para manter uma casa arrumada, pois à medidaa medida que vamos sempre comprando mais coisas, os espaços para guardá-las vão ficando pequenos e, consequentemente, começamos a acumular coisas em locais que não são os ideais. Então, desapegue e doe o que você não usa mais! 

8.Mantenha uma rotina de organização diária 

Depois de incluir esses pequenos hábitos no seu dia a dia, é preciso manter a sua rotina de organização e tirar uns minutinhos do seu dia para colocar no lugar aquilo que está fora. Nesses momentos, também é importante orientar toda a família, dessa maneira, cada um fará a sua parte e a desorganização não tomará conta da casa novamente. 

Gostou das nossas dicas sobre como manter uma casa arrumada e limpa? Agora, compartilhe essas ideias com os seus familiares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *