Blog Colaboradores Entrevistas

Designer gráfico do market4u e apaixonado por artes marciais

Os jogos olímpicos deste ano acontecem bem longe do Brasil, em Tóquio, mas por aqui todos entramos no ritmo esportivo e nos tornamos torcedores animados. Quem não vibrou com a conquista da medalha de prata da “fadinha”, Rayssa Leal, no skate? Ou com o ouro de Ítalo Ferreira no surfe, não é mesmo? E como todos estamos nessa mesma vibração, nós vamos te contar a história de um colaborador do market4u com o esporte. Sim, porque aqui também temos esportistas, amigos! 

Hoje, vamos falar sobre o nosso designer gráfico Diego Machado dos Santos, de 24 anos, um curitibano residente em Pinhais, que, atualmente, pratica Karatê e Taekwondo. “Desde criança eu gosto de artes marciais, sempre preferi mais elas do que o futebol, que é uma paixão nacional. Eu adorava assistir os filmes do Jackie Chan e do Jet Lee, além de desenhos de luta como Dragon Ball, por exemplo. Os movimentos me deixavam fascinado, e sempre admirei a postura descolada e corajosa dos personagens, então, me despertou a vontade de praticar karatê”. 

O Karate é uma arte marcial japonesa, originada em Okinawa, que permite socos, chutes e projeções. É dividido em kumite (combate) e Kata (lutas coreografadas), ambas disputadas em campeonato, sendo que esse é o primeiro ano que foram disputadas nas olimpíadas de Tóquio. Já o Taekwondo é uma arte marcial coreana, que permite socos e chutes, mas competitivamente é predominante o uso de chutes. Ele se tornou olímpico em 2000, em Sydney, e já garantiu medalhas para o Brasil.

Apaixonado pelas modalidades, Diego pediu que seus pais o matriculassem em uma escola de lutas. “Eles, por sua vez, sempre foram apoiadores de atividades físicas, além de terem histórico de praticantes na família. Foi, então, que me matricularam no Taekwondo, ao qual eu nem conhecia na época, mas depois que comecei nunca mais parei e, desde então, mantenho uma vida ativa no esporte”. 

Dos 12 aos 17 anos de idade Diego praticou o Taekwondo, atividade que retomou recentemente. O Karatê ele praticou por dois anos, parou durante a pandemia, mas também retomou os treinos recentemente, ambos são praticados duas vezes por semana, em um centro poliesportivo da Prefeitura de Pinhais, com todos os cuidados necessários devido à Covid-19. 

Foco e vitalidade 

Ele lembra que, ao contrário do que se imagina, as artes marciais não tornam o praticante um “brigão”. “Com a prática é possível aumentar o foco, a calma e a vitalidade. Além disso, ela preza pelo respeito e cordialidade, anima e revigora e, o mais importante: te dá autoconhecimento, tanto físico quanto mental, além de, ajudar no ciclo social”. 

Competições e futuro 

Diego já competiu nas duas modalidades, em campeonatos regionais, como o sul-paranaense e em jogos escolares, mas como não tem o foco competitivo, ele pretende continuar com os treinos e, ainda, conhecer outras modalidades. “Tenho muita curiosidade e sou um incentivador da prática de qualquer esporte, por isso quero conhecer outras modalidades”. 

Essa é a história do Diego. É claro que entre os colaboradores do market4u temos outras pessoas que também se dedicam ao esporte e, por meio dessa matéria, homenageamos a todas. Com o passar do tempo, falaremos sobre todos aqui no nosso blog! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *