Blog Curiosidades

Chocolate: benefício ou malefício?

Neste dia mundial do chocolate, vamos esclarecer algumas dúvidas e curiosidades sobre essa delícia que ninguém resiste. Há quem diga que o chocolate é um veneno para a saúde. Mas será que isso é verdade? Depende! Se consumido em excesso, sim! Mas se saboreado de forma comedida, o produto pode, na verdade, trazer benefícios para o nosso corpo e mente. 

Como surgiu o chocolate?

Antes de saber sobre os benefícios do chocolate, vamos entender como essa iguaria surgiu?

A história nos conta que o cacau, a base do chocolate, surgiu na América Central, mais precisamente nas civilizações pré-colombianas, quando o produto era consumido em forma de bebida amarga, apenas pela nobreza. Ele foi mesmo popularizado na Europa, entre os séculos XVII e XVIII, quando os europeus começaram a adoçar o cacau e misturar especiarias. 

Mas foi apenas com o desenvolvimento industrial que o chocolate começou a ser fabricado no formato sólido e ao leite. Desde então, surgiram as várias opções que temos hoje: as barras, bombons, ovos (em épocas de Páscoa) e muitas outras, além das variedades de sabores: licoroso, ao leite, amargo, meio amargo, trufado e tantos outros sabores que temos para escolher.  

Benefícios do chocolate ao corpo e à mente

Para trazer reais benefícios à saúde, o chocolate não pode ser consumido em excesso. Além disso, é importante optar pelos que contém maior concentração de cacau e menores taxas de açúcar e gordura. Dessa maneira, o chocolate é um grande aliado ao corpo e à mente. Confira! 

Melhora o humor

Por meio da liberação de serotonina (hormônio da felicidade) no organismo, o chocolate é capaz de trazer a sensação de bem-estar, melhorando o humor de quem consome. 

Reduz o estresse

Por esse mesmo hormônio e por trazer essa sensação de alegria, o chocolate atua como um aliado na redução do estresse. Quem nunca comeu um chocolatinho num dia ruim e sentiu melhor, não é mesmo?

Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Os chocolates amargos melhoram o fluxo sanguíneo e evitam a coagulação do sangue. Com isso, são antioxidantes e mantêm as veias limpas. 

Tem poder anti-inflamatório

O cacau é um produto que contém substâncias que podem agir diretamente contra os radicais livres, os flavonoides, por isso, uma das suas funções é anti-inflamatória, podendo prevenir até doenças como diabetes e Alzheimer. 

Agora que você já conhece os benefícios do chocolate, essa delícia que, realmente, só deixa o nosso dia mais feliz, “bóra” comemorar a data com um chocolatinho? Garanto que ele é um produto que nunca falta no market4u. Passe pegar o seu! 

Ah, e se você quiser essa facilidade de ter um chocolatinho sempre à sua disposição, solicite um para o seu condomínio ou para a sua empresa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *