Em 2025, algumas tendências sociais e tecnológicas ganham força, redesenhando os hábitos de consumo e criando oportunidades inéditas para o varejo no Brasil, principalmente no que se refere ao varejo autônomo. O CEO do market4u, Eduardo Cordova, aponta quais são essas tendências. Passe para o lado e descubra!
Os consumidores buscam por soluções ágeis que se encaixem no seu cotidiano, e essa busca por conveniência também se tornou uma das principais tendências sociais e tecnológicas de 2025. Por isso, o conceito de “superproximidade” se fortalece, com a preferência por pontos de venda dentro de residências, empresas e academias.
Após anos de predominância do home office, grandes empresas estão promovendo a volta aos escritórios. Um estudo da Gupy aponta que o número de contratações híbridas atingiu seu pico em 2024, consolidando-se como o modelo preferido de muitas empresas e como uma das tendências sociais e tecnológicas do mundo corporativo.
A personalização da experiência de compra, por meio de algoritmos que analisam preferências de consumo, já é uma realidade e será ainda mais refinada em 2025. Por essa razão e pela preferência dos consumidores, de adotar cada vez mais tecnologia no seu dia a dia, a Inteligência Artificial é uma tendência tecnológica indispensável para o varejo em 2025.
De acordo com o CEO do market4u, as tendências para 2025 apontam para um mundo mais conectado, dinâmico e orientado à experiência do consumidor. “A busca por comodidade demonstra que o varejo autônomo não é apenas uma inovação, mas uma necessidade que veio para ficar. Nesse cenário, os mercados autônomos atendem a essa nova dinâmica, ao unir tecnologia, praticidade e acessibilidade”.
Agora que você já sabe quais as principais tendências sociais e tecnológicas para 2025, lembre-se que os mercados autônomos se encaixam perfeitamente nos hábitos de consumo e mudanças que a sociedade vive. Então, se você quer empreender com segurança, conheça a maior rede de mercados autônomos e maior microfranquia do país: o market4u!