A tarefa de empreender sempre vem acompanhada de diversas decisões difíceis, você concorda? E uma delas está relacionada à escolha de iniciar um negócio do zero ou investir em uma franquia. E ao escolher uma franquia vem outro desafio: por qual rede optar? E aí que o cuidado deve ser ainda maior, principalmente ao verificar se a marca é realmente uma Franquia ou apenas uma Licença.
Em uma licença os licenciados têm mais liberdade dentro do seu negócio. Na franquia, esse quesito também deve seguir os preceitos da franqueadora.
Na franquia, o empresário deve seguir todos os desígnios da franqueadora quanto aos produtos e/ou serviços e publicidade, por exemplo. No licenciamento há mais liberdade para criar novas soluções, justamente por não haver tanta responsabilidade por parte da licenciadora.
O contrato no modelo de franquia é muito mais rigoroso, com maior duração e muito mais responsabilidades entre as partes. No modelo de licença, esse contrato tem menos direitos e deveres.
A verdade é que todas essas diferenças entre franquia e licença culminam no mais importante: Suporte! Já que com um contrato mais rigoroso, responsabilidades claras e um modelo de negócio validado, a franquia deve prestar todo treinamento e suporte contínuo aos franqueados, independente de há quanto tempo estiver na rede.
O market4u, como maior microfranquia do Brasil e maior rede de mercados autônomos da América Latina, presta todo esse suporte aos franqueados. Atualmente, são mais de 600 empreendedores que acreditaram na marca e lucram 24h por dias com seus minimercados autônomos.