No ecossistema do franchising, o fundo de marketing é um assunto que gera algumas dúvidas. Afinal, o franqueado é obrigado a pagar ou não? Passe para o lado e descubra isso aqui
É importante lembrar que nem todas as redes de franquias optam por implementar o fundo de marketing, pois algumas ‘acoplam’ esse gasto nos próprios royalties.
A Lei das Franquias diz que as redes que optam por cobrar essa taxa, devem determinar e esclarecer todos os detalhes no contrato, ou seja, na Circular de Oferta da Franquia (COF), o que pode ser um valor fixo ou um percentual do faturamento mensal de cada loja.
A franqueadora é responsável por gerir os valores arrecadados com o fundo de marketing, mas deve equilibrar as expectativas dos franqueados com o que é realizado pela rede.
Com o fundo de marketing, os franqueados têm a oportunidade de vender produtos ou serviços de uma marca reconhecida pelo público; a rede se fortalece, pois a marca fica mais conhecida; há execução de ações mais amplas e abrangentes e o franqueado pode participar da elaboração das estratégias de marketing, dando sugestões que podem resultar em novas campanhas e produtos.
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