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Franquia, Tecnologia

Última atualização em 7 de janeiro de 2025 por market4u

O mercado está em plena transformação, não é mesmo? E algumas tendências sociais e tecnológicas ganham força, redesenhando os hábitos de consumo e criando oportunidades inéditas para o varejo no Brasil em 2025, principalmente no que se refere ao varejo autônomo. 

Um estudo realizado em 2023, pela AntennasBI, empresa de consumer insights, mostrou que do público que frequentava lojas de conveniência 55% eram de homens e 45% de mulheres. A maioria com idade entre 25 e 34 anos. Dos consumidores que frequentam esses estabelecimentos, 54% deles fazem isso entre duas e quatro vezes por semana; 26% vão às lojas apenas uma vez e 20% de cinco a sete vezes. Já entre o público que não frequenta as lojas de conveniência e aqueles que não usam muito o serviço, 74% dos entrevistados pontuaram o canal de vendas com uma nota oito, de zero a dez. O que mostra um interesse por este modelo.

“O aumento da demanda por comodidade, os modelos de moradia coliving, a retomada do trabalho presencial e o avanço de tecnologias disruptivas estão entre os fatores que impulsionam esse cenário”. 

Eduardo Cordova, sócio-fundador e CEO do market4u

Além disso, o CEO do market4u aponta outras tendências sociais e tecnológicas que devem impulsionar o mercado em 2025. Acompanhe a seguir!

Coliving e redefinição do mercado imobiliário

Os espaços de coliving são uma das grandes tendências sociais e tecnológicas para 2025 e os próximos anos. Mas o que são colivings?

Colivings são residências compartilhadas que oferecem praticidade, custos reduzidos e integração social, modelo que está em pleno crescimento. Segundo um relatório da Cushman & Wakefield, líder em serviços imobiliários, o modelo coliving cresce globalmente a uma taxa anual de 15%, com previsão de grande impacto até 2027, com forte adesão entre jovens adultos que buscam flexibilidade e economia. 

“Esse modelo residencial demanda soluções de varejo que estejam alinhadas ao ritmo acelerado desses consumidores. Mercados autônomos, como o market4u, são um complemento natural nesse ecossistema, garantindo acesso 24 horas por dia a produtos essenciais, sem deslocamentos desnecessários e com a tecnologia como aliada. Além disso, os imóveis estão cada vez menores, e não há mais espaço para despensa, como antigamente. Dessa forma, o market4u se torna uma extensão da dispensa desses condomínios”. 

O comportamento do consumidor e a busca por conveniência

Os consumidores buscam por soluções ágeis que se encaixem no seu cotidiano. Segundo a pesquisa Consumer Insights 2022, os consumidores brasileiros vão pelo menos oito vezes por mês ao mercado, passando de 18,9% em 2021, para 26,9% em 2022. Na maior parte das vezes, as compras são feitas por urgência ou necessidade. 

Além disso, o conceito de “superproximidade” se fortalece, com a preferência por pontos de venda dentro de residências, empresas e academias. “Nesse cenário, o mercado autônomo atende a essa nova dinâmica, ao unir tecnologia, praticidade e acessibilidade. Antigamente as pessoas gastavam tempo para economizar dinheiro, hoje isso mudou e o tempo é o nosso maior ativo”, lembra Eduardo. 

O retorno ao presencial e híbrido e o novo varejo corporativo

Após anos de predominância do home office, grandes empresas estão promovendo a volta aos escritórios. Um estudo da Gupy, empresa de tecnologia para Recursos Humanos sobre Tendências da Empregabilidade 2025, mostra que em abril de 2024, o número de contratações híbridas atingiu seu pico, consolidando-se como o modelo preferido de muitas empresas e como uma das tendências sociais e tecnológicas do mundo corporativo. 

“Esse movimento de volta aos escritórios cria uma nova demanda por serviços que atraiam os colaboradores e sejam mais um benefício para o retorno ao regime presencial. Mercados autônomos dentro dos espaços corporativos se consolidam como uma solução estratégica, oferecendo conveniência sem a necessidade de sair do ambiente de trabalho”.

Tecnologia e Inteligência Artificial como pilares do varejo

A pesquisa Global Consumer Insights Pulse 2023, da PwC, mostrou que os consumidores estão cada vez mais dispostos a adotar a Inteligência Artificial para ajudar no processo de compra, o que torna a IA uma das grandes tendências sociais e tecnológicas deste e dos próximos anos. 

O documento também aponta que 50% dos consumidores dizem estar interessados em passar a fazer isso antes de tomar decisões. A personalização da experiência de compra, através de algoritmos que analisam preferências de consumo, já é uma realidade e será ainda mais refinada em 2025. 

Além disso, Eduardo afirma que “as empresas que ainda não estão utilizando IA já estão atrasadas, porque essa tendência ainda vai evoluir muito, mas já é uma realidade”.

“As tendências para 2025 apontam para um mundo mais conectado, dinâmico e orientado à experiência do consumidor. A busca por comodidade demonstra que o mercado autônomo não é apenas uma inovação, é uma necessidade que veio para ficar”.

Eduardo Cordova, sócio-fundador e CEO do market4u 

Agora que você já sabe quais as principais tendências sociais e tecnológicas para 2025, assim como suas características, lembre-se que os mercados autônomos se encaixam perfeitamente nos hábitos de consumo e mudanças que a sociedade vive. Então, clique no banner abaixo e conheça a maior rede de mercados autônomos  e maior microfranquia do país: o market4u!

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