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Última atualização em 19 de dezembro de 2024 por market4u

No cenário empresarial dinâmico que vivemos, seguir as tendências de negócios é essencial para a definição de estratégias e a tomada de decisões. Para 2025, espera-se um aumento significativo em inovações tecnológicas, mudanças nos comportamentos dos consumidores e a emergência de novos modelos de negócios.

Mas é importante lembrar que nem todas as novidades apresentam potencial para geração de valor a longo prazo. Por isso, diferenciar uma tendência de negócio real e um “hype” passageiro pode evitar investimentos que podem não trazer retornos significativos, já que os empreendedores precisam desenvolver uma visão analítica e estratégica. Isso envolve analisar fatores como sustentabilidade do modelo de negócio, aderência às necessidades do público-alvo e potencial de crescimento a longo prazo.

Hoje, o Brasil conta com 24 unicórnios (startups com valor de mercado acima de U$1 bilhão), porém um levantamento do Distrito feito para o InfoMoney aponta que ao todo, entre 2015 e 2024, mais de 8 mil startups brasileiras deixaram de existir, número que representa quase metade das 16.936 startups que estão ativas atualmente no país. Esses números apenas evidenciam a importância de saber distinguir tendências de negócios de hypes passageiros.

Conforme Eduardo Cordova, empreendedor há 17 anos e CEO do market4u, entender essa diferença é fundamental para quem busca investir com segurança.

“A todo instante surgem propostas atrativas, que parecem oportunidades imperdíveis, mas que com o passar do tempo não se sustentam. Por exemplo, negócios como paleterias e iogurterias causaram alvoroço, mas não se sustentaram no longo prazo. Para os empreendedores, o desafio está em identificar propostas que realmente gerem valor e sejam sustentáveis”.

Os quatro pilares de um negócio sólido

Diferente das tendências de negócios sólidas, os negócios considerados “modinha” geralmente atraem atenção pelo impacto inicial, mas carecem de elementos que sustentem o seu crescimento no longo prazo. “Exemplos recentes incluem modelos que dependiam exclusivamente de tendências de consumo ou que não ofereciam diferenciais competitivos. Se o negócio está fundamentado em um “hype”, ele provavelmente deixará de existir a longo prazo”, afirma Eduardo.

Nesse contexto, o CEO do market4u explica que a chave para diferenciar tendências de negócios de “hypes” está na identificação de alguns fatores fundamentais, aqui ele destaca quatro deles: eficiência, otimização, comodidade e valorização da saúde e bem-estar.

“Negócios eficientes possuem preços competitivos, tendo maior chance de se manterem no mercado, pois tornam seus produtos e serviços acessíveis a uma base maior de consumidores. Além disso, oferecer soluções que otimizem a rotina é um diferencial poderoso, já que ganhar tempo é uma prioridade para muitos clientes, especialmente no mundo acelerado de hoje”.

Eduardo Cordova, CEO do market4u

Outro fator importante, segundo ele, é a comodidade, que aumenta o potencial de retenção ao facilitar a vida dos consumidores. “Por fim, saúde e bem-estar são critérios cada vez mais valorizados, com produtos e serviços que promovem qualidade de vida, conquistando espaço e fidelidade no mercado. Se o negócio atende pelo menos um desses fatores, já está um passo à frente. Quanto mais itens desses critérios forem atendidos, maior a probabilidade de sucesso a longo prazo”.

Como evitar investimentos em negócios “hypes”?

  1. Pesquise o mercado: entenda se o modelo de negócio tem demanda sustentável ou se depende de uma moda passageira.
  2. Avalie o histórico: negócios sólidos geralmente têm uma base bem estruturada e oferecem algo além da novidade.
  3. Converse com especialistas: busque insights com profissionais que possuem experiência no setor.
  4. Projete o futuro: avalie como o negócio se encaixa no mercado daqui a 5 ou 10 anos.

Mercados autônomos: uma tendência de negócio sólida

Os mercados autônomos representam bem uma das tendências de negócios mais promissoras para os próximos anos, que realmente veio para ficar. Pois o modelo combina conveniência, tecnologia e atende às mudanças nos hábitos de consumo, proporcionando às pessoas a possibilidade de realizar compras de forma prática e sem a necessidade de interação humana direta.

Além de atender às demandas de um consumidor moderno, que valoriza agilidade e praticidade, os mercados autônomos também trazem benefícios significativos para os empreendedores, como a redução de custos operacionais, possibilidade de funcionamento 24/7 e coleta de dados em tempo real para análise de comportamento do cliente.

Por essas razões, os empreendedores que investem no segmento de mercados autônomos têm a oportunidade de se destacar e lucrar muito com isso. O market4u, a maior rede do segmento na América Latina, já possui mais de 600 franqueados e 2.200 lojas em todas as regiões do Brasil. Clique no banner abaixo e saiba mais sobre a franquia!

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