Blog Franquia

Primeira rede de mercados a se tornar franquia no Brasil, qual o segredo do market4u?

Pioneirismo é uma palavra que faz parte da essência do market4u, por isso a startup se tornou a primeira rede de mercados a se tornar franquia no Brasil. Na verdade, isso tem muito a ver com quem está por trás dessa startup de sucesso: o BioGrupo – holding que tem mais de dez empresas de vários segmentos e busca inovar no mercado, por meio de profissionais qualificados, implementando negócios inovadores. 

O market4u é mais um deles! 

Uma ideia que surgiu depois da solicitação de muitos condomínios para a instalação de máquinas da Byke Station – outra startup do grupo, que desenvolve vending machines com produtos voltados aos praticantes de ciclismo, atletismo e outros esportes –, se tornou a maior rede de mercados autônomos da América Latina e a primeira a oferecer franquias dessa operação. 

Por todo o Brasil 

Depois de ganhar a credibilidade dos curitibanos, os minimercados se espalharam também por São Paulo. Foi aí que a equipe decidiu que era hora de alargar ainda mais as fronteiras, mas que, para isso, precisava de pessoas com perfil empreendedor e criativo, que se identificassem com os valores da startup e carregassem consigo o mesmo objetivo: facilitar o dia a dia de todos. 

Surgiu, então, o modelo da franquia market4u, elaborado com a supervisão de uma das melhores consultorias do mercado de franchising do país, a Cherto. “Nós decidimos estar perto dos melhores profissionais para dar vida ao nosso modelo de negócio. Pensando nisso, escolhemos uma consultoria de excelência e confiança na hora de dar esse passo”, ressalta Eduardo Córdova, CEO do market4u.

Essa mesma confiança é a que os clientes empregam no market4u desde o início, quando abriram as portas de seus condomínios para um mercado autônomo e começaram a realizar suas compras pelo App. Ao todo, a rede tem mais de 1.500 unidades espalhadas por todo o Brasil e visa terminar 2021 dez vezes maior. 

Associação à ABF

Depois de ser a primeira rede de mercados a se tornar franquia no Brasil, o market4u foi o primeiro do segmento a se associar à Associação Brasileira de Franchising (ABF), no dia 11 de junho de 2021. 

Ao preencher todos os requisitos mínimos: contar com uma tecnologia eficiente, know how, suporte aos franqueados e ser uma marca forte e já consolidada no mercado, o selo da ABF veio depois de um intenso trabalho de validação da franqueadora por meio do corpo jurídico da associação, assim como do Comitê de Ética e Admissibilidade. 

“Sempre fomos admiradores do trabalho desempenhado pela ABF, há muitos anos participamos como visitantes da feira anual de franquias e admiramos as marcas que alcançam essa conquista. Ser hoje uma empresa associada à ABF é mais uma coroação para uma história que tanto nos orgulha”, afirma Eduardo. 

Para a rede, essa é mais uma oportunidade de transferir conhecimento, mostrando como se tornou a maior da América Latina, levando seus minimercados autônomos não apenas a condomínios residenciais, mas a prédios comerciais, empresas, shoppings, hotéis, centros gastronômicos e academias. 

Transformando o varejo

“Desde o início, inovar é um dos principais objetivos do market4u. Modificar o varejo tradicional levando ao maior número de pessoas o ‘varejo tech’, é o que impulsiona a equipe a trabalhar cada vez mais empolgada. Solucionar problemas de forma rápida, pensando sempre no futuro e trazendo às nossas operações muita criatividade e tecnologia, talvez seja esse o maior segredo do nosso sucesso”, lembra Eduardo. 

Para nós, isso está acontecendo muito antes do market4u existir de fato. Quer saber como? 

Desde 1975, quando o BioGrupo nasceu, mas principalmente nos últimos quatro anos, quando o holding investiu num time de multiprofissionais altamente qualificados, focados em inovação e tecnologia. 

Desde então, várias implementações foram realizadas nos postos de combustíveis da rede; processos de automatização tomaram conta de outras empresas, como aconteceu com as cafeterias em shopping, que passaram a operar como autoatendimento e, talvez o feito mais importante até agora, que deu vida ao market4u: vencer a primeira edição do reality Rocket Startup, realizado pela RPC, em 2019

E você, quer fazer parte desse projeto inovador e disruptivo? Se torne um franqueado do market4u! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.