Blog Depoimentos Dicas

Outubro Rosa – você em primeiro lugar

O market4u é uma startup curitibana de mercados autônomos instalados dentro de condomínios. Nosso propósito, como empresa, é levar mais comodidade, praticidade e segurança aos condôminos de todo o país. Dentro do quesito segurança, nós também nos importamos com a saúde de nossos consumidores e colaboradores. Por isso, no mês do Outubro Rosa, não poderíamos deixar de transmitir nossa preocupação com o seu bem-estar. Afinal, esse é o nosso maior objetivo!

Outubro Rosa – mês da prevenção e diagnóstico do câncer de mama

A campanha do Outubro Rosa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1990. Na ocasião, um laço rosa, símbolo do mês até hoje, foi distribuído para os competidores de uma corrida de rua em Nova York, pela Fundação Susan G. Komen, a maior organização atuante na luta contra o câncer de mama. No Brasil, o primeiro movimento do Outubro Rosa aconteceu em São Paulo, em 2002, quando o obelisco do parque Ibirapuera foi iluminado com a cor símbolo do mês.

Segundo dados da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, a Femama, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres no mundo. Ele também o quinto maior responsável por mortes pela doença, além de ser o que mais mata mulheres. De acordo com a Federação, uma em cada quatro mulheres diagnosticadas com algum tipo de câncer tem câncer de mama.

A doença é mais comum em mulheres a partir dos 40 anos, com histórico de câncer na família ou que se encaixam em algum grupo de risco (obesas, fumantes, gravidez tardia, problemas hormonais ou sedentárias). Por isso, a partir dessa idade, é fundamental realizar os exames de mamografia anualmente, além de manter uma rotina de exercícios e dieta balanceada, com visitas regulares ao médico, e o principal, a realização do autoexame. Mas isso não quer dizer que mulheres mais novas não possam ter a doença, que inclusive, também pode acometer homens, em casos mais raros.

Quando diagnosticado ainda no início, o câncer de mama possui uma taxa de cura de 95%, segundo a Femama. Em 60% dos casos, é a própria paciente a primeira a perceber algum tipo de alteração nos seios.

Confira abaixo como fazer o autoexame:

  1. Com um braço levantado e a mão atrás da cabeça, coloque a outra mão sobre o seio do lado do braço levantado;
  2. Observe se há alguma alteração na pele, como vermelhidão, inchaço, deformação, mudança de textura ou de cor;
  3. Com a ponta dos dedos, apalpe toda a região do seio e axila, fazendo movimentos circulares;
  4. Verifique se há algum tipo de secreção no mamilo;
  5. Repita o exame dos dois lados na mesma posição;
  6. Repita o processo com uma mão apoiada na cintura, e depois, com o braço relaxado para baixo.

Confira o primeiro vídeo do mês do outubro rosa, com participação da Dona Mari Palu e Dra. Daniele Rosevics.

Ao perceber qualquer alteração, endurecimento ou caroço nas mamas, procure o seu médico! Sua saúde deve ser sempre prioridade.

Aqui, temos mais conteúdos que podem te interessar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.