Categories
Blog

Última atualização em 4 de agosto de 2020 por francine.santos

Atualizado em maio de 2022

O estudante de Engenharia de Produção Pedro Henrique Luminati, 22 anos, havia tido uma única experiência como empreendedor até o primeiro semestre de 2020: na Universidade de Brasília, participou de uma empresa júnior na área de engenharia de energia. A empresa, nomeada pelos universitários como “Matriz Engenharia de Energia”, ensinou a Pedro importantes lições introdutórias de marketing e prospecção comercial focada em condomínios residenciais.

Na época, ele não sabia que estava prestes a colocar esses conhecimentos em prática no mundo real. Com o isolamento social, consequente da crise de saúde do novo coronavírus, em 2020, Pedro, assim como os outros milhares de estudantes da Universidade de Brasília, foi forçado a dar uma pausa nos estudos presenciais e se render à solitude do ensino à distância.

Estava em casa, submetido à inércia do período de quarentena, na companhia da mãe, arquiteta, e do pai, dentista, quando, rolando o feed do Instagram, se deparou com uma foto de um dos novos pontos de venda do market4u, a rede de mercados automatizados que estava fazendo sucesso por aí, e se tornou a maior do segmento na América Latina. Pedro achou a ideia interessante.

Junto com os pais, começou a pesquisar mais sobre o assunto e decidiu entrar em contato pelo site para saber mais sobre a franquia, que na época ainda era licença.  

O market4u nasceu como uma startup da holding curitibana BioGrupo e chamou a atenção de empreendedores em todo o Brasil por causa de seu crescimento em ritmo acelerado: em poucos meses de atuação, o time passou de quatro a cem colaboradores e assumiu a promessa de se tornar a maior empresa do mundo no setor de mercados automatizados. Em linhas gerais, a proposta do market4u é oferecer uma forma de fazer compras sem sair de casa, a partir da instalação de minimarkets em áreas comuns de condomínios residenciais.

De certa forma, é a evolução natural das antigas vending machines: enquanto essas ofereciam apenas lanches rápidos e bebidas, o minimarket contempla todas as principais necessidades diárias, disponibilizando alimentos frescos e congelados, carnes, doces, ingredientes culinários, pães e até mesmo bandejinhas de comida japonesa – esse último, um dos grandes sucessos da empresa. 

Quem conta com uma unidade market4u em seu condomínio tem tudo ao alcance 24 horas por dia, sem precisar gastar tempo ou gasolina para se locomover até um supermercado. Especialmente durante o isolamento, é fácil perceber as vantagens de optar pelo minimarket. Tudo ali funciona de forma automática, sem que haja necessidade de atendentes trabalhando no local: para fazer as compras, basta aproximar os códigos dos produtos do leitor digital e efetuar o pagamento. Simples, rápido e seguro.

Inauguração da primeira licença em Brasília

Depois de entrar em contato com a empresa e passar por um processo de análise, Pedro foi aprovado como o mais novo – em cronologia e em idade – licenciado do market4u e recebeu a missão de inaugurar o conceito do minimarket em Brasília.

Dois meses depois da implementação no Condomínio Residencial Plaza das Águas, localizado em Águas Claras, cidade satélite do Distrito Federal, Pedro faz sua primeira análise como empreendedor.

“Está dando muito trabalho, mas depois que abrimos a primeira unidade, tudo valeu a pena! Já temos mais alguns condomínios em fase de implantação e estamos trabalhando muito para deixar toda a nossa operação estruturada”. 

Ele conta que o principal desafio foi iniciar a operação do zero, sem que ele, a mãe ou o pai – que passaram a administrar a licença ao seu lado – tivessem qualquer experiência como empresários. Ainda assim, dois meses foram tempo suficiente para que a família pegasse gosto pelo negócio e já arregaçasse as mangas para expandir a quantidade de unidades do minimarket em sua região.

Aceitação do público

“Conversei hoje com o síndico do condomínio Plaza das Águas e ele nos informou que a aceitação vem sendo muito boa. Todos os moradores gostaram muito do serviço e dos preços. Até agora, não tivemos nenhuma reclamação”, contou Pedro na época da instalação.

Entre os principais aspectos positivos do market4u, Pedro destaca a variedade de produtos nas prateleiras; ideia que, até então, ele nunca tinha visto. Em Brasília, ele sabia de condomínios que forneciam geladeiras com bebidas e até freezers com picolés, mas a possibilidade de encaixar um estoque completo de supermercado dentro de áreas residenciais acabou sendo algo completamente novo. “Nós somos os únicos completos mesmo!”, conclui animado.

Suporte completo

A falta de experiência não privou Pedro e sua família de consolidar um novo negócio estratégico e sistematizado. Isso porque, ao assumir uma nova licença, a equipe do market4u se compromete a oferecer todo o suporte necessário para o crescimento conjunto entre suas unidades, padronizando a qualidade dos produtos e do atendimento que faz com que a empresa se destaque no mercado.

“Tivemos todo um treinamento antecipado e, logo após concluirmos a montagem do ponto de venda, fiz uma ligação para tirarmos todas as pequenas dúvidas que surgiram, deixando o ponto 100% operacional”.

Pedro elogia a assistência prestada pela equipe do market4u e comenta o que acredita que sejam os principais benefícios do serviço de que agora faz parte: comodidade de fazer as compras sem sair de casa, segurança em tempos de pandemia, preços competitivos e disponibilidade de produtos dentro do próprio condomínio, evitando a necessidade de manter a despensa sempre cheia.

Só o começo

Sobre as perspectivas para o futuro, Pedro, que além de estudante de Engenharia é agora empresário, diz: “Esperamos que a moda pegue aqui em Brasília assim como pegou em Curitiba, porque nós já estamos prontos para expandir! Queremos proporcionar essa experiência de fazer compras sem sair de casa para o maior número de moradores possíveis!”. 
Para o market4u, é uma satisfação saber que os clientes de Brasília estão sendo atendidos por mãos tão prestativas, cuidadosas e comprometidas com o principal objetivo da empresa: tornar o mundo menos complicado.

Fale conosco!

E você, quer fazer como Pedro e mudar de vida sendo um franqueado do market4u também? Acesse:

https://market4u.com.br/quero-ser-franqueado/

Deixe um comentário

Categorias