Blog Dicas

O que devo verificar na vistoria do apartamento?

A compra de um imóvel é um momento muito importante e decisivo na vida de qualquer família. Por isso, é essencial que todas as etapas da realização desse sonho sejam feitas de forma zelosa, para que nada saia errado ou para que não haja nenhum arrependimento. Por isso, preparamos uma lista com os itens que precisam ser verificados na vistoria do apartamento. 

O ideal é que você agende a vistoria junto à construtora em um dia tranquilo, quando você poderá olhar todos os detalhes com calma. Ah, algo que também faz toda a diferença é não ir sozinho, então, escolha um dia e horário em que o seu cônjuge possa estar junto, por exemplo. 

Outro fator que faz toda diferença é ter em mãos o memorial descritivo do imóvel. Isso mesmo, aquele documento que você recebeu na assinatura do contrato e que fica disponível junto à documentação do imóvel no cartório. Mas por que é importante? Porque nele constam todos os detalhes sobre a estrutura do empreendimento, e se alguma coisa não estiver de acordo com esse documento, você poderá reclamar os direitos à construtora. 

Mas agora, vamos lá! Anote essas dicas e leva junto no dia de vistoriar o seu apartamento:

Instalações elétricas e hidráulicas 

As instalações elétricas e hidráulicas são muito importantes para uma residência, ainda mais quando se trata de um apartamento, onde qualquer obra de manutenção por algum item em mau funcionamento pode se tornar um transtorno. Por esta razão, é primordial que isso seja testado por você no dia da vistoria do apartamento. 

Mas como fazer isso?

O primeiro passo é abrir o quadro de disjuntores e verificar se eles são devidamente identificados. Além disso, por meio do memorial descritivo, avalie se todas as tomadas e interruptores foram colocados, conforme descrito. Se a energia elétrica já estiver ativa no local, teste esses pontos, assim como se as lâmpadas funcionam. 

Depois de averiguar a elétrica, é hora de verificar a parte hidráulica do seu apartamento novo. Para isso, você pode começar abrindo todas as torneiras e analisando se elas funcionam direitinho e se a água é escoada de maneira natural pelos ralos. Outro detalhe muito importante é verificar se há caimento correto no piso do banheiro e lavanderia para ajudar nesse escoamento. Não esqueça de verificar o vaso sanitário, nesse quesito, é preciso avaliar se a água da descarga também escoa facilmente. 

Contra-piso 

Embora fique visivelmente aparente, o contrapiso é algo muito importante em um apartamento, e ele deve ser verificado da seguinte maneira: pegue um cabo de vassoura e bata na cerâmica, se houver pontos ocos, significa que o revestimento está perdendo a aderência com o substrato, o que pode ocasionar quebra ou deslocamento no local. 

Revestimento e rejunte

Falando nos revestimentos, chegou a hora de avaliar a aparência do seu piso. Observe se não há nenhum revestimento quebrado ou que apresente rachadura, assim como se há algum desnível na colocação. O rejunte também precisa de atenção, a sua cor e textura precisa estar uniforme. 

Pintura 

A pintura do seu apartamento novo também é algo que deve ser verificado visualmente. Preste atenção em todas as paredes, notando se há algum disforme na cor, até mesmo, traços de rachadura ou manchas na parede, que podem indicar problemas ainda maiores. A qualquer sinal de que alguma coisa possa estar errada, solicite a correção à construtora. 

Janelas, portas e esquadrias 

No dia da vistoria do apartamento também é essencial que as janelas e portas sejam verificadas, então, abra e feche várias vezes, para ver se não há nada “emperrado” ou que pareça defeituoso, como desníveis, por exemplo. Outro detalhe primordial é verificar a pintura de cada uma. 

Vaga de garagem 

Esse é um item que muitas pessoas esquecem de verificar, mas no dia de fazer a vistoria, verifique também se a sua vaga de garagem está no lugar que lhe foi vendido  e leve uma trena para medir e avaliar se ela tem o tamanho prometido a você. 

Pronto, agora você já sabe tudo que precisa ser visto na vistoria do apartamento, pode agendar a sua sem medo!

Ah, e depois de pegar as chaves do seu, descubra como escolher o minimercado ideal o para o condomínio ↓

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.