Última atualização em 3 de outubro de 2024 por market4u
Nos últimos anos, a dinâmica de oferta e consumo passou por transformações significativas, muito impulsionadas pela pandemia global que vivemos e pela mudança geracional. Nesse cenário, os mercados de proximidade emergem como uma grande tendência no varejo, levando praticidade a milhares de pessoas e oportunidade a outros tantos empreendedores.
Neste post, explicaremos a importância desse modelo de negócio, que não apenas facilita o acesso a produtos essenciais, mas também contribui para a criação de comunidades mais integradas e conectadas. Acompanhe!
O que é mercado de proximidade?
O chamado mercado de proximidade são lojas como as de conveniência, os minimercados instalados dentro de condomínios e empresas ou outros modelos que estejam alocados estrategicamente bem próximo aos consumidores.
Eles são caracterizados por ser uma solução prática e eficaz para atender os clientes no seu dia a dia, em meio à sua rotina, proporcionando comodidade, agilidade e segurança.
Milhões de novos consumidores após a pandemia
O mercado de proximidade é um dos modelos de negócio que mais cresceu durante e após a pandemia. Na pandemia, por ser o isolamento uma necessidade e uma questão de saúde pública. Após a pandemia, por ter se tornado um hábito entre as pessoas, buscar produtos e serviços cada vez mais próximos do seu trabalho ou da sua casa.
De acordo com pesquisa divulgada pelo Kantar em 2022, o pequeno varejo de autosserviços conquistou 7,6 milhões de novos lares compradores em relação ao ano pré-pandemia (2019). Tendência essa que continua crescendo no ano de 2024 e tem previsão de ficar ainda intrínseca, já que a nova geração busca por qualidade de vida e bem-estar.
Por essas razões, investir em negócios que estejam alinhados com os mercados de proximidade é uma excelente oportunidade para empreendedores. Conheça a seguir um pouco sobre o market4u, a maior microfranquia do Brasil.
Franquia do market4u
A franquia do market4u foi eleita, em 2024, pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) a maior microfranquia do Brasil, além de ter recebido, também da ABF, o Selo de Excelência em Franchising (SEF), concedido às marcas associadas à ABF que obtêm a mais alta pontuação na pesquisa realizada junto aos seus franqueados.
O market4u é uma rede de minimercados autônomos, instalados em condomínios ou empresas. A rede proporciona aos seus franqueados todo o treinamento necessário para gerir suas lojas e suporte constante em qualquer etapa da jornada, pois há um time de mais de 200 colaboradores por trás de toda a operação.
Para fazer parte do market4u, é necessário um investimento mínimo inicial é de R$ 80 mil para a abertura de uma loja (R$ 50 mil referente à taxa de franquia e os outros R$ 30 mil para os equipamentos e estoque inicial da loja). Depois da primeira loja aberta, é essencial que o franqueado invista em mais unidades para obter uma lucratividade, já que a taxa de franquia dá direito à abertura de até cinco lojas.
Atualmente, o market4u possui mais de 500 franqueados em todas as regiões do Brasil e mais de 2.100 unidades estrategicamente alocadas próximos aos consumidores, sendo uma solução para o dia a dia dos clientes, e um verdadeiro exemplo de mercado de proximidade ou, até mesmo, superproximidade.
Quer aproveitar essa grande tendência, que veio para ficar, e lucrar com o varejo autônomo também? Clique no banner abaixo e conheça mais sobre o market4u!