Última atualização em 21 de maio de 2024 por market4u
Quando você está no meio do processo de preparo de uma refeição e nota que faltou algum ingrediente importante da receita, logo pensa: terei que desligar tudo e ir ao mercado, não é mesmo? Agora imagine essa mesma situação se você morasse em um condomínio que tem um mercadinho dentro?
Mercadinho no Condomínio: tendência no varejo nacional
Os mercadinhos dentro de condomínios já viraram uma tendência no Brasil e prometem chegar a todos os residenciais. Isso porque, oferecem aos condôminos muito mais que praticidade, mas também tempo e segurança.
Como funciona um mercadinho em condomínio?
Um mercadinho no condomínio funciona como uma conveniência. Uma loja totalmente autônoma, onde os moradores fazem suas compras sozinhos. Essas unidades tem prateleiras, freezers e geladeiras cheias de produtos, como um mercado comum.
Os mercadinhos ficam abertos todos os dias, durante 24h, e podem ser acessados por todos os moradores dos condomínios, colaboradores, prestadores de serviços e até mesmo, por quem, eventualmente, estiver visitando alguma família do local.
A pandemia e a expansão
Antes mesmo da pandemia causada pela Covid-19, o modelo de mercado autônomo – sem atendente – já surgia para ficar, mas a verdade é que o momento de isolamento social acelerou esse crescimento. “Foi aí que as pessoas passaram a enxergar a importância desses serviços. Esses mercadinhos nos condomínios foram substituindo as vending machines e trazendo uma nova proposta de valor: comodidade é o que define isso”, explica o CEO do market4u, Eduardo Cordova.
Mas com a volta à normalidade, o modelo vai morrer? Não!
Uma pesquisa feita pelo Uol e divulgada pelo Mercado&Consumo aponta que as compras de supermercado realizadas pela internet cresceram 57% durante a pandemia e que, mesmo com o fim desse período, 59% dos brasileiros pretendem continuar comprando pela internet.
Outro estudo realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mostra que as vendas online atingiram R$ 35,2 bilhões no 1º trimestre de 2021, um crescimento de 72,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Isso prova que a preferência das pessoas, atualmente, está relacionada à comodidade e à segurança de fazer suas compras sem sair de casa. De encontro a isso, os mercados autônomos continuam ganhando notoriedade e lugar dentro de condomínios residenciais.
E você, quer um mercadinho no seu condomínio também? Venha viver toda essa comodidade com quem é líder de mercado!
Leia também ↓